UOL Esporte Atletismo
 
10/09/2009 - 14h46

Comissão ouve primeiros depoimentos de envolvidos em doping

Do UOL Esporte Em São Paulo

A Confederação Brasileira de Atletismo começou nesta quinta-feira a ouvir os depoimentos sobre o escândalo de doping envolvendo brasileiros que participariam do Mundial de Berlim. A comissão de inquérito instalada pela entidade se reúne quinta e sexta-feira para ouvir atletas, técnicos e médicos.

EFE
Lucimar Teodoro, dos 400 m com barreiras, foi a primeira atleta a ser ouvida pelo grupo
LEIA MAIS SOBRE ATLETISMO

Na manhã desta quinta-feira, os membros da comissão fizeram uma reunião para abrir os trabalhos que acontecem em um hotel na cidade de São Paulo. O primeiro convidado a prestar depoimento foi o médico Rafael Trindade, da Agência Nacional Antidoping, que explicou como foram descobertos os casos.

O presidente do clube Rede Atletismo, Jorge Queiroz de Moraes, compareceu voluntariamente para entregar os depoimentos dos atletas da equipe que deram positivo para substância proibida EPO. Cinco integrantes da equipe foram flagrados no mesmo exame, realizado no dia 15 de junho em Presidente Prudente.

A primeira atleta a ser ouvida pela comissão foi Lucimar Teodoro, única entre os convocados que não foi pega no teste do dia 15 de junho. Ela foi examinada 11 dias antes, durante a disputa do Troféu Brasil, e deu positivo para a substância Femproporex. Ela teria responsabilizado o médico fisiologista Pedro Balikian Jr.

Ainda nesta quinta, estão marcados os depoimentos dos atletas Jorge Célio da Rocha Sena, Bruno Lins Tenório de Barros, Lucimara Silvestre da Silva, Luciana França e Josiane da Silva Tito. Todos deram positivo para EPO no dia 15 de junho e, assim como Lucimar, abriram mão da análise da contraprova e foram suspensos por dois anos pela CBAt.

Na manhã de sexta-feira, serão ouvidos os técnicos Jayme Netto Júnior e Inaldo Sena, que assumiram a responsabilidade pelo escândalo. Além deles, foi convidado a participar o médico fisiologista Pedro Balikian Jr., tido como o mentor das aplicações de doping nos atletas.

A comissão é integrada pelo advogado Thomaz Mattos de Paiva, presidente da Agência Nacional Antidoping e que preside os trabalhos, além de Martinho Nobre dos Santos, superintendente técnico da CBAt, e José Antonio Martins Fernandes, presidente da Federação Paulista de Atletismo.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host