UOL Esporte Atletismo
 
12/09/2009 - 14h33

Isinbayeva vence a Final Mundial e Murer leva a prata

Do UOL Esporte Em São Paulo

A russa Yelena Isinbayeva tentou novamente bater o recorde mundial do salto com vara neste sábado, mas não conseguiu saltar 5,07 m e superar a sua própria marca. Ela se contentou com o ouro da Final Mundial de atletismo com o salto de 4,80 m. A medalha de prata ficou com a brasileira Fabiana Murer, com 4,60 m.

EFE/Pavlos Makridis
Isinbayeva garantiu o ouro com o salto de 4,80 m; russa não conseguiu outro recorde
VEJA AS IMAGENS DA COMPETIÇÃO
ISINBAYEVA NA COMISSÃO EUROPEIA
SUL-AFRICANOS DISCUTEM SEMENYA
XIANG VOLTA ÀS PISTAS EM XANGAI

A marca da brasileira ficou bem abaixo do seu melhor salto neste ano, de 4,82 m. Mas já foi melhor do que os 4,55 m obtidos no Mundial atletismo de Berlim, em agosto. Naquela ocasião, Murer terminou em quinto lugar na prova que marcou a decepção de Isinbayeva, que não fez marca e ficou em último.

Com o salto de 4,60 m em Tessalônica, na Grécia, Murer superou a campeã mundial Anna Rogowska, da Polônia, que fez apenas 4,50 m e terminou fora do pódio, em quarto lugar. O bronze ficou com a também polonesa Monika Pyrek, que também saltou 4,60 m.

"Agora, vou ter um mês de férias e depois começo a treinas já pensando nas provas de pista fechada a partir de fevereiro", comentou a saltadora brasileira ao canal Sportv, destacando que ainda pode melhorar na parte técnica e no físico, e por isso vai "treinar ainda mais para quebrar e novo o recorde sul-americano".

A Final Mundial reúne os oito atletas com maior pontuação nas provas olímpicas individuais, de acordo com os 54 torneios que integram o circuito da Iaaf. As provas são disputadas no Estádio Kaftanzoglio, em Tessalônica, segunda maior cidade grega. Além de Murer, outros dois brasileiros representaram o Brasil em Tessalônica.

A saltadora Keila Costa ficou em penúltimo lugar na disputa do salto em distância, com a marca de 6,53 m. A vencedora foi a britânica Brittney Reese, com 7,08 m. No salto triplo, Jadel Gregório ficou em último ao saltar 15,38 m. O ouro ficou com o cubano Arnie David Girat, que fez 17,45 m.

Gay supera Powell

A prova dos 100 m rasos da Final Mundial não contou com Usain Bolt, que vai correr somente nos 200 m, no domingo. Coube ao vice-campeão mundial, o norte-americano Tyson Gay, roubar a cena após vencer uma disputa emocionante com o jamaicano Asafa Powell.

Powell largou bem, mas Gay se recuperou nos metros finais e precisou se projetar à frente para ultrapassar Powell na linha de chegada. O norte-americano venceu com o tempo de 9s88, dois centésimos mais rápido que o jamaicano. O bronze ficou com o também norte-americano Darvis Patton, com 10s00.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host