UOL Esporte Atletismo
 
23/09/2009 - 18h24

Flagrada em exame antidoping, atleta brasileira juvenil é 15º caso no ano

Do UOL Esporte Em São Paulo

Quase dois meses depois de cinco atletas brasileiros terem ficado de fora do Mundial de Berlim por esse motivo e no dia seguinte da confirmação de mais três casos, a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) anunciou que Jenifer do Nascimento Silva foi flagrada em exame antidoping realizado em coleta feita no dia 12 de abril deste ano, sendo o 15º caso nacional de doping na modalidade apenas neste ano.

CASOS DE DOPING DO ATLETISMO BRASILEIRO
Atleta Prova Substância
Bruno Lins 200 e 4 x 100 m EPO
Evelyn Santos 4 x 100 m suspeita de EPO
Fernanda Gonçalves salto em distância boldenona e exemestane
Jenifer do Nascimento Silva 3.000 c/ obstáculos Isometepteno
João Gabriel Santos Souza salto com vara boldenona e exemestane
Jorge Célio 200 e 4 x 100 m EPO
Josiane Tito 4 x 400 m estanozolol
Elisário dos Santos salto triplo estanozolol
Luciana França 400 m c/ barreira EPO
Lucimar Teodoro 400 m c/ barreira femproporex
Lucimara Silvestre heptatlo EPO
Marcelo Moreira arremesso de peso mefentermina
Marcos Felix maratona prednisolona
Rodrigo Bargas 400 m suspeita de EPO
Hamilton Castilho arremesso de peso hidrosystanozolol
LEIA MAIS NOTÍCIAS SOBRE O ATLETISMO

O teste foi feito quando a atleta participou do Campeonato Brasileiro de Atletismo de Juvenil. Na ocasião, ela foi campeã da disputa dos 3.000 m com obstáculos. Foi encontrada na amostra de Jenifer a substância proibida Isometepteno, encontrada em um famoso analgésico vendido sem prescrição médica nas farmácias brasileiras, a Neosaldina.

De acordo com as normas da Agência Antidoping da Federação Internacional de Atletismo (Wada), a atleta foi comunicada pela CBAt em 14 de setembro de 2009 do resultado positivo, tendo apresentado suas justificativas três dias depois. A entidade não aceitou as explicações de Jenifer, confirmando a infração de doping.

Como o Isometepteno, encontrado na lista de substâncias proibidas da Wada, é considerado uma "substância específica" e por ser a primeira infração da atleta, a CBAt aplicou a pena de advertência nesta quarta-feira por infração de doping, desclassificando Jenifer da competição em que foi flagrada no antidoping.

Essa é mesma substância encontrada no exame antidoping do tenista brasileiro Marcelo Melo em 2007 durante o ATP de Queen's. Ele acabou ficando suspenso do circuito profissional por dois meses. Alguns jogadores do futebol brasileiro também já foram flagrados com a substância, como Cláudio Luiz e Ailson, quando ambos jogavam no Brasiliense este ano.

Já em março, Fernanda Berti, ponteira paulista que joga pelo Cesena, da primeira divisão do vôlei italiano, e Elisangela Paulino, do Florens Castellana, também caíram no antidoping por conta do Isometepteno e alegarem terem consumido o remédio para dor de cabeça.

Segundo a literatura médica, o Isometepteno é um vasoconstritor e por isso ajuda em caso de dores de cabeça, mas também pode aparecer no corpo de atletas como resultado da ingestão de alguns tipos de estimulantes.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host