Os fundistas quenianos dominaram duas importantes provas neste domingo. Na disputa da tradicional Maratona de Colônia, na Alemanha, vitória para o Quênia no masculino e uma alemã faturou a prova feminina. Em Lisboa, o país não deu chances e dominou as duas provas da Meia-Maratona de Portugal.
Apesar do triunfo de Kipkosgei Evans Ruto no masculino, todas as atenções se voltaram para Sabrina Mockenhaupt na Alemanha. A corredora local foi a mais veloz nos 42,195 km em Colônia, com o tempo de 2h30min12s.
Mockenhaupt superou justamente duas quenianas, que completaram o pódio. Rose Nyangacha foi a segunda colocada, com o tempo de 2h38min07s, e Prisca Kiprono chegou apenas oito minutos depois. A chuva e as baixas temperaturas dificultaram a corrida.
Entre os homens, Kipkosgei Evans Ruto completou a prova em 2h08min36s, logo à frente do compatriota Samson Bungei Kipto. O detalhe é que, dos 15 primeiros, 14 foram quenianos.
Em Portugal Silas Sang foi o vencedor, também levantando a bandeira do Quênia. Bicampeão, ele fez a meia-maratona em 1h00min19s, recorde da competição. Logo atrás chegaram o compatriota Emmanuel Mutai e o ugandês Nicholas Kiprono.
No feminino, a queniana Helena Kirop venceu com 1h10min24s, seguida por duas portuguesas: Dulce Félix e Marisa Barros.
Conheça a carreira de mais de 10.000 atletas