UOL Esporte Atletismo
 
08/10/2009 - 19h14

Destino das medalhas de companheiras de Marion Jones sairá em dezembro

Das agências internacionais Em Copenhague (Dinamarca)

As companheiras de Marion Jones nos revezamento 4x100 e 4x400 m saberão se manterão suas medalhas conquistadas nas Olimpíadas de Sydney-2000 apenas no dia 18 de dezembro. Apesar dos interesses do Comitê Olímpico Internacional (COI) em uma resolução rápida do caso, a Corte Arbitral do Esporte (CAS) estendeu o prazo para tomar uma decisão.

Jones perdeu todas suas cinco medalhas conquistadas na competição, três delas de ouro, ao admitir em 2007 que utilizou substâncias dopantes com o objetivo de melhorar seu desempenho na competição. Integrante do revezamento dos Estados Unidos, ela ajudou a equipe do país a conquistar o ouro nos 4x400 m e o bronze nos 4x100 m. Jones também venceu os 100 e 200 m, além do terceiro lugar no salto em distância.

Caso a Corte Arbitral do Esporte aceite o recurso das atletas norte-americanas, o COI afirmou que irá acatar a decisão. Caso contrário, irá desqualificar toda a equipe dos Estados Unidos nos revezamentos e remanejará as medalhas.

Se a equipe norte-americana for desqualificada, a medalha de ouro no revezamento 4x400 m irá para a Jamaica, a Rússia receberá a prata e a Nigéria ficará com o bronze. Já no 4x100 m, a beneficiada será a França, que herdará a terceira colocação dos Estados Unidos.

O vice-presidente do COI, Thomas Bach, revelou nesta quinta-feira que também serão analisados os casos de cinco atletas pegos no exame antidoping realizado nas Olimpíadas de Pequim, entre eles o campeão dos 1.500 m Rashid Ramzi. Todos os envolvidos negaram culpa no caso.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host