UOL Esporte Atletismo
 
10/10/2009 - 13h32

Após caso de Semenya, Iaaf se reúne para formular definição de gêneros

Das agências internacionais Em Birmingham (ING)

A Associação das Federações Internacionais de Atletismo (Iaaf) se reuniu neste sábado para discutir uma definição de gênero para os atletas. O objetivo é evitar casos como o da sul-africana Caster Semenya, que virou polêmica no Mundial de Berlim, em agosto.

A reunião acontece antes da divulgação dos resultados de Semenya. Ela é suspeita de ter distúrbios de gênero e a discussão é sobre as chances de ela ter vantagens por possivelmente apresentar características masculinas. Ela foi campeã nos 800 m rasos no mundial alemão.

Apesar da reunião, a decisão da comissão médica da Iaaf será estudada em longo prazo, buscando uma definição em até um ano. "Nós somos obrigados a reagir a este caso. Seria melhor se estivéssemos preparados para isso, mas não estamos", afirmou Pierre Weiss, secretário geral da Iaaf.

"Teremos um retorno nos próximos 12 meses. Hoje não temos uma definição, mas é o mesmo que acontece com todos os outros esportes", explicou.

Sobre Semenya, ele afirmou que a divulgação do resultado é aguardada para o mês de novembro, quando a comissão médica se reúne novamente. O assunto será tratado novamente na ocasião.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host