UOL Esporte Atletismo
 
19/10/2009 - 17h47

Contraprova confirma doping, e mais dois atletas são suspensos pela CBAt

Do UOL Esporte Em São Paulo

A CBAt (Confederação Brasileira de Atletismo) confirmou nesta segunda-feira a suspensão dos atletas João Gabriel, do salto com vara, e Fernanda Gonçalves, do salto em distância. Segundo a entidade, a contraprova confirmou resultado positivo para substância proibida e ambos estão impossibilitados de competir até o julgamento do STJD.

CASOS DE DOPING DO ATLETISMO BRASILEIRO
Atleta Prova Substância
Bruno Lins 200 e 4 x 100 m EPO
Daniel Lopes Ferreira fundista Mefentermina
Evelyn Santos 4 x 100 m suspeita de EPO
Fernanda Gonçalves salto em distância boldenona e exemestane
Jenifer do Nascimento Silva 3.000 c/ obstáculos Isometepteno
João Gabriel Santos Souza salto com vara boldenona e exemestane
Jorge Célio 200 e 4 x 100 m EPO
Josiane Tito 4 x 400 m estanozolol
Elisário dos Santos salto triplo estanozolol
Luciana França 400 m c/ barreira EPO
Lucimar Teodoro 400 m c/ barreira femproporex
Lucimara Silvestre heptatlo EPO
Marcelo Moreira arremesso de peso mefentermina
Marcos Felix maratona prednisolona
Rodrigo Bargas 400 m suspeita de EPO
Hamilton Castilho arremesso de peso hidrosystanozolol
William Gomes Amorim corredor de rua testosterona exógena
LEIA MAIS NOTÍCIAS SOBRE O ATLETISMO
CBAt CONFIRMA 17º CASO DE DOPING
BLOG: BOLT JOGA CRÍQUETE NA FOLGA

"O laboratório credenciado pela WADA/IAAF de Montreal, no Canadá, comunicou a esta entidade, no dia 16 de setembro de 2009, que identificou, na amostra A de urina do atleta João Gabriel Santos Sousa, coletada no dia 20 de junho de 2009, na cidade de Lima, Peru, por ocasião dos Campeonatos Sul-Americanos de Atletismo de Adultos, a presença das substâncias proibidas Exemestane (Metabólitos) e Boldenona (Metabólitos).

O atleta foi comunicado em 16 de setembro de 2009 do resultado adverso, pela CBAt, tendo apresentado suas justificativas em 22 de setembro de 2009, as quais não foram aceitas pela CBAt, configurando tal resultado infração de doping; na mesma data o atleta requereu a abertura da amostra "B" (contraprova) de sua urina, a qual foi realizada pelo mesmo laboratório em 13 de outubro de 2009. Em 15 de outubro de 2009 a CBAt recebeu o resultado da análise da amostra B de urina da atleta, confirmando a presença das substâncias proibidas que já haviam sido detectadas na amostra A. Desta forma, a CBAt suspendeu provisoriamente o atleta a contar de 16 de outubro de 2009, até julgamento do caso pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Atletismo., diz a nota da entidade.

A atleta Fernanda Gonçalves também foi pega no exame com as mesmas substâncias proibidas: Exemestane (Metabólitos) e Boldenona (Metabólitos). "Em conformidade com o disposto nas normas da IAAF/WADA, a atleta foi comunicada em 16 de setembro de 2009 do resultado adverso, pela CBAt, tendo apresentado suas justificativas em 22 de setembro de 2009, as quais não foram aceitas pela CBAt, configurando tal resultado infração de doping; na mesma data a atleta requereu a abertura da amostra "B" (contraprova) de sua urina, a qual foi realizada pelo mesmo laboratório em 13 de outubro de 2009. Em 15 de outubro de 2009 a CBAt recebeu o resultado da análise da amostra B de urina da atleta, confirmando a presença das substâncias proibidas que já haviam sido detectadas na amostra A. Desta forma, a CBAt suspendeu provisoriamente a atleta a contar de 16 de outubro de 2009, até julgamento do caso pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Atletismo", afirma a nota da confederação.

Após o comunicado da CBAt, o Clube de Atletismo BM&FBOVESPA informou que também decidiu suspender, temporariamente, os dois atletas. Segundo a BM&FBOVESPA, a suspensão será mantida até que a apuração do assunto nos órgãos competentes chegue ao fim.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host