Topo

Quenianos dominam maratonas disputadas neste domingo

Do UOL Esporte Em São Paulo*

25/10/2009 11h24

Os quenianos dominaram as maratonas disputadas pelo mundo nesta quarta-feira. Nas provas masculinas, eles dominaram as corridas disputadas em Frankfurt, Veneza, Nairóbi e Casablanca. No feminino, a etíope Chawo Amane venceu no Marrocos.

Na Alemanha, Gilbert Kirwa levou a melhor sobre seu compatriota Robert Kiprono Cheruiyot. Além de vencer a prova, ele quebrou o recorde da maratona de Frankfurt ao completar o percurso em 2h6min14. A marca anterior havia sido estabelecida por Cheruiyot no ano passado (2h7min5). Os também quenianos William Kiplagat e Elias Chelino Kemboi chegaram logo em seguida.

No feminino, o domínio do Quênia também se fez presente. Agnes Kiprop ganhou a prova com o tempo de 2h2657, seguida pela compatriota Hellen Jemaiyo Kimutai. A polonesa Karolina Jarzynska ficou em terceiro.

Os três primeiros lugares do pódio masculino em Veneza foram de atletas do Quênia. A vitória foi de John Komen (2h8min13), seguido por Paul Samoei e Kipchumba Cherono Benson. A queniana Anne Jepkemboi Kosgei venceu a prova feminina em 2h27min46.

Em Nairóbi, os donos da casa fizeram a festa e ficaram com as primeiras colocações nas duas provas. No masculino, Moses Kigen fez o tempo de 2h10min para ganhar. Entre as mulheres, Irene Jerotich foi a vencedora ao cruzar a linha de chegada após 2h28min e 57.

Em Casablanca (Marrocos), o Quênia ficou com o primeiro lugar no masculino: Hillary Kipchumba venceu após 2h12min37. No feminino, a Etiópia ficou com as três primeiras posições. A ganhadora Chawo Amane completou o percurso em 2h34min32.

*Com agências internacionais