UOL Esporte Atletismo
 
15/12/2009 - 13h11

Rede Atletismo se une ao Pinheiros visando reconstrução após escândalo

Rafael Krieger
Em São Paulo
  • Equipe formada com atletas da Rede Atletismo e do Pinheiros tem 45 atletas e foco na base

    Equipe formada com atletas da Rede Atletismo e do Pinheiros tem 45 atletas e foco na base

Depois de “congelar” as atividades de alto rendimento devido ao escândalo de doping que envolveu sete de seus atletas, a Rede Atletismo assinou nesta terça-feira a parceria com o Pinheiros a fim de formar uma nova equipe usando as estruturas dos dois clubes. O contrato tem duração de apenas um ano, mas as duas partes confirmaram a intenção de renovar no futuro.

São 12 os atletas vindos da Rede que vão integrar a equipe de 45 nomes e passar a competir também com a marca do Pinheiros. Entre os principais estão o saltador Jessé Farias de Lima e os corredores Fabiano Peçanha e Kléberson Davide, dos 800 m rasos. Maurren Maggi, que saiu da Rede em outubro e está sem clube, ainda não está nos planos da parceria.

“Vamos deixar a parceria andar. As opções serão analisadas com carinho e qualquer decisão será tomada em conjunto”, declarou o presidente do Pinheiros, Antonio Moreno Neto, sobre Maurren. “Temos que começar primeiro antes de pensar nisso. Em janeiro teremos a primeira reunião que vai definir os detalhes iniciais”, completou o presidente da Rede Atletismo, Jorge Queiroz de Moraes.

A vida da Rede Atletismo foi muito curta, começou em 2008 com muita ambição, mas aconteceu o que aconteceu. A vontade de formar uma equipe limpa permanece.

Jorge Queiroz, presidente da Rede Atletismo

Ambos os dirigentes destacaram que o foco será a formação de uma nova equipe através do trabalho de base. Esse trabalho com os jovens será concentrado na sede da Rede em Bragança Paulista, que tem estrutura completa recém construída. Já o trabalho de alto rendimento ficará a cargo do Pinheiros, sob o comando do técnico Cláudio Castilho.

Os jovens atletas que treinam em Bragança serão “promovidos” para a equipe do Pinheiros a partir dos 19 anos. “Para se ter uma equipe completa de atletismo é muito complicado. Não é essa a nossa intenção agora. Temos que formatar um time ao longo dos anos usando essa garotada, e formar uma equipe com a nossa cara até 2016”, destacou o treinador Castilho.

A missão de reconstruir a equipe de velocidade desmantelada com o escândalo de doping vai ficar a cargo dos treinadores Adriano Vitorino e Maurício Dubard. Vitorino cuidará de duas atletas da equipe profissional: Franciela Krasucki e Thaissa Presti, dos 100 m e 200 m rasos. Maurício continuará com os jovens em Bragança.

“Existe uma nova safra muito boa. Em termos de testes, estamos bem próximos da equipe anterior. Mas competição é outra coisa”, explicou Maurício, que tem 13 meninos e meninas treinando com ele em Bragança.

“Na verdade, os jovens que iriam tomar o lugar dos veteranos foram pegos no escândalo”, completou, referindo-se a Bruno Tenório e Jorge Célio, suspensos por dois anos. Outros como o medalhista olímpico Vicente Lenílson, ex-Rede, já não fazem parte dos planos da equipe devido à idade avançada.
 

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host