UOL Esporte Atletismo
 
21/01/2010 - 10h15

Unesp mantém pivôs de caso de doping afastados e os chama para depoimento

Do UOL Esporte
Em São Paulo
  • O técnico Jayme Netto foi afastado do atletismo pela ligação no caso de doping da Rede Atletismo

    O técnico Jayme Netto foi afastado do atletismo pela ligação no caso de doping da Rede Atletismo

A Universidade Estadual Paulista (Unesp) decidiu manter afastados os dois maiores envolvidos no caso de doping que abalou o atletismo brasileiro, com esportistas que competiam pela Rede Atletismo. O técnico Jayme Netto e o fisiologista Pedro Balikian serão ouvidos para que se decida o futuro deles.

Segundo a Folha de S.Paulo, tanto Netto quanto Balikian serão ouvidos. Os depoimentos dos docentes da universidade serão feitos na próxima quarta-feira e eles terão de explicar a ligação com o caso, em que teriam ministrado substâncias ilícias a atletas – nomes como Josiane Tito, dos 800 m, e Lucimara Silvestre, do heptatlo, estiveram no meio do esquema.

Antes do Mundial de Berlim, realizado em 2009, cinco atletas do Brasil foram flagrados em exame antidoping, em junho. Eles teriam sido orientados supostamente pelos dois a usarem o estimulante EPO.

Netto e Balikian são professores da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) da UNESP e, segundo comunicado, a universidade manterá em curso os procedimentos administrativos em que se investiga o escândalo. Eles seguem afastados por 90 dias de suas funções, prazo que vai até o fim de abril.

Depois de flagrado o escândalo, Jayme Netto assumiu ter usado doping junto aos atletas, que por sua vez afirmaram não saber que estavam usando substâncias ilícitas.
 

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host