UOL Esporte Atletismo
 
08/02/2010 - 10h48

BBC fará documentário sobre a vida de Caster Semenya

Das agências internacionais
Em Johannesburgo (AFS)
  • Semenya foi destaque do Mundial de atletismo na última temporada

    Semenya foi destaque do Mundial de atletismo na última temporada

A vida da velocista sul-africana Caster Semenya vai virar tema de um documentário da rede de TV BBC. Segundo o jornal Sowetan, a atleta, que ainda aguarda o resultado da avaliação laboratorial sobre seu suposto hermafroditismo, será filmada nos próximos dias pela equipe inglesa.

Ainda de acordo com a publicação, Semenya deve embolsar uma quantia considerável em dinheiro para estrelar o documentário. O acordo para a produção, no entanto, não vai fazer a jovem de 19 anos quebrar o silêncio.

“O tema do qual a equipe da BBC vai tratar foi aprovado pelos advogados de Semenya. Eles estão fazendo um documentário sobre a vida de Caster, que será exibido ao mundo inteiro. Só que por enquanto, eles podem gravá-la, mas não entrevistá-la”, disse Michale Same, técnico da atleta.

Desde que foram levantadas suspeitas sobre seu desempenho acima da média, no Mundial de Atletismo de Berlim, em 2009, Semenya não dá entrevistas.

A “mordaça” é uma estratégia do técnico e dos advogados da sul-africana, que querem evitar uma exposição excessiva. Impressionadas pela performance de Semenya em Berlim, quando ela ganhou os 800m rasos com uma vantagem de 2s45 sobre Janeth Jepkosgei, então defensora do título mundial, as adversárias acusam a sul-africana de ser hermafrodita.

Desde então, a velocista aguarda o resultado de uma avaliação laboratorial promovida pela Federação Internacional de Atletismo (Iaaf, na sigla em inglês).
 

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host