UOL Esporte Atletismo
 
01/03/2010 - 14h49

Isinbayeva visa igualar os 35 recordes mundiais de Bubka antes de parar em 2013

Das agências internacionais
Em Barcelona (Espanha)
  • Isinbayeva quer bater pelo menos mais oito recordes antes de parar

    Isinbayeva quer bater pelo menos mais oito recordes antes de parar

A russa Yelena Isinbayeva, melhor do mundo no salto com vara, quer somar ao menos outros oito recordes antes de sua aposentadoria e alcançar assim a marca do ucraniano Sergei Bubka, que chegou ao topo em 35 ocasiões na mesma modalidade.

“Esse é o meu grande objetivo. Espero bater o recorde duas vezes a cada ano, tanto em pistas cobertas quanto ao ar livre, para chegar a essa grande marca que espero durar uns cem anos antes que outra supere”, afirmou a autora de 27 recordes mundiais e que espera se aposentar em 2013.

A atleta russa, primeira e única mulher a superar os cinco metros até o momento, declara que um de seus principais objetivos é chegar aos 5m20. Sua melhor marca até hoje foi 5m06.

“Meu treinador segue pensando que é possível alcançar essa altura e eu tenho muita confiança nele”, completou.

Nas disputas europeias de Barcelona, que se acontecem em julho, Isinbayeva terá como maiores rivais suas compatriotas e as polonesas (Anna Rogowska foi a adversária que a venceu em 2009 no Mundial de Berlim). Mas a campeã prefere não falar de nenhuma delas e acredita em seu potencial.

“Na realidade, não penso em nenhuma outra atleta como minhas rivais em Barcelona. Minha maior rival sou eu mesma. Se salto bem e consigo usar minhas capacidades, sei que posso chegar à vitória”, disse.

Sobre a desilusão de Berlim, Isinbayeva não esconde que ficou abalada, mas diz que a derrota serviu como um aviso à saltadora. “A princípio me afetou muito, mas também significou um alerta”, recorda a russa, que na capital da Catalunha defenderá o título europeu conquistado em Gotemburgo, no ano de 2006.

“Nunca atuei em Barcelona, mas sempre saltei muito bem na Espanha. Em Madri, inclusive, bati um dos meus recordes mundias”, recordou a atleta que há poucos meses recebeu um dos maiores prêmios do Esporte: o Príncipe de Astúrias.


 

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host