UOL Esporte Atletismo
 
24/03/2010 - 07h33

Brasil comanda o Sul-Americano nas provas de atletismo, com 13 ouros

Das agências internacionais
Em Medellín (COL)
  • Valdileia Martins (d) e Lais Silva comemoram a dobradinha no salto em altura no Sul-Americano

    Valdileia Martins (d) e Lais Silva comemoram a dobradinha no salto em altura no Sul-Americano

A delegação brasileira se sagrou campeã nas provas de atletismo dos Jogos Sul-Americanos de Medellín, na Colômbia, após conquistar 13 dos 44 ouros em disputa na competição, superando os donos da casa.

Os brasileiros, vice-líderes na classificação geral, contando todos os esportes, ainda somaram 18 pratas e 11 medalhas de bronze para confirmar seu favoritismo nas provas de pista.

Os colombianos fecharam o atletismo com 11 ouros, 11 pratas e 12 bronzes, seguidos respectivamente por Venezuela, Peru e Argentina, fechando os cinco melhores países em Medellín.

Para os brasileiros, a força nas provas de velocidade e de resistência da modalidade fizeram a diferença, já se pensando na preparação de uma geração forte de atletas para o Pan-Americano de Guadalajara, em 2011, e os Jogos Olímpicos de Londres, um ano depois.

No último dia de disputas, os destaques foram Valdiléia Martins (ouro) e Laís Silva, com uma dobradinha no salto em altura. Jean Rosa (prata no salto triplo), Lucas Silva (prata no lançamento de dardo), Jenifer Silva (bronze nos 1.500 m) e as duas equipes de revezamento 4 x 400 m, ambas na segunda posição, também se somaram aos pódios conquistados.

O resultado mantém o Brasil seguindo ainda de longe os colombianos no quadro de medalhas geral. Os donos da casa tem no momento 67 ouros, bem à frente dos 42 do Brasil e os 23 da Argentina, terceira colocada.

PRATA NAS ÁGUAS ABERTAS

Fora das pistas e dentro da água, o Brasil conquistou mais uma medalha de prata, com Allan do Carmo. Ele foi o segundo colocado na prova de 5 km do Sul-Americano.

Allan fez o tempo de 57min14s30, exatamente dois segundos atrás do equatoriano Ivan Enderica, campeão. Quem completou o pódio foi Daniel Blaum, da Argentina, com 57min16s40.
 

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host