UOL Esporte Atletismo
 
30/03/2010 - 15h57

Semenya anuncia retorno às competições, mas ainda aguarda decisão da IAAF

Das agências internacionais
Em Stellenbosch (África do Sul)
  • Caster Semenya não falava publicamente desde a vitória nos 800 metros no Mundial de Berlim

    Caster Semenya não falava publicamente desde a vitória nos 800 metros no Mundial de Berlim

No mesmo dia em que foi impedida de correr em uma competição na África do Sul porque a IAAF (Federação Internacional de Atletismo) ainda não se pronunciou sobre seus testes de feminilidade, a corredora Caster Semenya anunciou seu retorno às competições de atletismo nesta temporada.

Através de um comunicado publicado nesta terça-feira, Semenya disse que sua “capacidade atlética está sendo comprometida” pela decisão de esperar a posição da IAAF sobre o tema. A atleta não compete e nem se pronuncia publicamente desde a vitória nos 800 metros rasos no Mundial de Berlim, em agosto de 2009.

Enquanto analisa os testes da sul-africana, a IAAF recusou confirmar ou negar as informações publicadas na mídia australiana, que afirmam que os testes de Semenya indicam que a atleta de 19 anos teria ambos os órgãos genitais masculino e feminino. Apesar de não existir nenhuma suspensão ou decisão oficial que a impeça de competir, Semenya concordou em esperar a decisão da IAAF para participar de alguma prova.

“Tenho certeza de que não há nenhum impedimento para que eu participe de competições. No entanto, vou continuar colaborando com a IAAF para qualquer coisa que precisem para o processo. Para isso, instruí meus advogados e médicos para trabalhar junto à entidade”, disse a atleta no comunicado.

Semenya aproveitou também para dizer que não fez nada de errado. “Fui submetida a um exame invasivo e injustificado de detalhes íntimos e privados da minha pessoa. Não cometi nenhuma ilegalidade, mas me comprometi a colaborar com a IAAF, apesar de não concordar com o processo”, finalizou a atleta.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host