UOL Esporte Atletismo
 
01/04/2010 - 15h49

Semenya ameaça entrar na Justiça para poder competir

Das agências internacionais
Em Johanesburgo (AFS)
  • Caster Semenya venceu os 800m no Mundial de Berlim e desde então não pôde competir

    Caster Semenya venceu os 800m no Mundial de Berlim e desde então não pôde competir

Os representantes legais da corredora sul-africana Caster Semenya ameaçaram entrar na Justiça para fazer com que a atleta posa competir na próxima semana em um meeting de Johanesburgo. Ela já foi impedida de disputar um evento na última terça-feira, já que a federação do seu país exige o resultado dos exames sobre o seu sexo, previstos para serem entregues somente em junho.

Semenya ficou famosa quando venceu os 800 m rasos no Mundial de Atletismo de Berlim no ano passado. Ela chegou em primeiro lugar com tanta facilidade que gerou suspeitas sobre a sua feminilidade.

Depois do Mundial, ela foi afastada das competições, e a Associação Internacional das Associações de Atletismo (Iaaf, em inglês) nomeou um grupo de especialistas para investigar o gênero sexual da corredora.

Em meio às especulações criadas na imprensa de que a atleta seria hermafrodita, o único fato é que o resultado dos exames ainda não saiu. Impaciente por não poder competir sem o veredicto dos especialistas, Semenya agora quer ganhar na Justiça o direito de correr.

Na última terça-feira, ela foi impedida pela federação do seu país de correr em um meeting em Stellenbosch., na África do Sul. Agora, seus advogados já avisaram que, se o resultado dos exames não saírem até a próxima semana, tomarão medidas legais para que Semenya dispute outra competição na próxima terça em Johanesburgo.

“É uma prerrogativa deles fazer isso, mas eu estou surpreso que eles estão movendo uma ação legal”, comentou o diretor da federação sul-africana, Ray Mali. “Se ela quer correr, então ela terá que conversar com as pessoas certas”, completou o dirigente, lembrando que a Iaaf tem até junho para entregar o resultado dos exames.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host