UOL Esporte Atletismo
 
06/04/2010 - 14h01

Federação espanhola impedirá Semenya de competir sem aval da IAAF

Das agências internacionais
Em Madri (ESP)

A Federação Espanhola de Atletismo não permitirá que Caster Semenya se inscreva para competir no dia 24 de junho, em prova marcada para acontecer em Zaragoza. A entidade só daria o aval para a atleta sul-africana se ela conseguisse a autorização oficial da Federação Internacional da modalidade (IAAF).

Semenya, campeã mundial dos 800 metros, passou por diversos exames nos últimos meses para verificação da sua sexualidade. Os resultados, segundo a IAAF, não serão divulgados antes de junho. Com isso, Semenya segue sem autorização para competir.

“Se a IAAF não tomar a sua decisão, a Federação Espanhola não irá permitir que Semenya dispute a competição em Zaragoza. Se ela conseguir a autorização, estaremos encantados em recebê-la “, destacaram fontes ouvidas pela agência de notícias EFE.

Semenya declarou nesta terça-feira que esperará o resultado de seus exames e que regressará às pistas em junho para competir na VII Reunião Internacional de Atletismo Governo de Aragón. “Junto com meu treinador e meu empresário, decidi que voltarei a competir no dia 24 de junho, em Zaragoza. Reitero que, me baseando em informações legais e médicas, não existem impedimentos para que dispute competições femininas de atletismo”, disse Semenya através de comunicado.

Na última semana, a sul-africana ameaçou apelar à Justiça caso não receba a permissão para voltar às pistas. No entanto, a atleta decidiu recuar em seguida. Semenya levantou suspeitas sobre sua sexualidade após conquistar o título mundial dos 800m com enorme superioridade sobre as adversárias.

Com somente 18 anos, ela conquistou o ouro no Mundial de Berlim com o tempo de 1min55s45. Essa marca foi 2s45 mais rápida do que o tempo obtido pela atleta que defendia o título, a queniana Janeth Jepkosgei. Desde aquele dia 19 de agosto, Semenya não compete.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host