Topo

Marizete Moreira fatura o bi na maratona de SP; quenianos dominam no masculino

Brasileira e queniano venceram as provas da 16ª edição da Maratona de São Paulo - Folha Imagem
Brasileira e queniano venceram as provas da 16ª edição da Maratona de São Paulo Imagem: Folha Imagem

Do UOL Esporte

Em São Paulo

02/05/2010 11h23

A brasileira Marizete Moreira e o queniano Stanley Biwott venceram a Maratona de São Paulo na manhã deste domingo. Marizete conquistou o bicampeonato da prova ao marcar o tempo de 2h39min26 e consolida o país como o maior vencedor na categoria feminina, com 13 vitórias em 16 disputas.

Mais duas brasileiras completaram o pódio: Adriana Aparecida (2h40min23) foi terceira e Marily de Souza terminou na quarta posição (2h41min39). A quenina Margareth Okayo ficou com a segunda posição (2h40min23) e a etíope Debete Nega (2h42min03) ficou com o quinto lugar.

Entre os homens, o jovem Stanley Biwott por pouco não bateu o recorde de Vanderlei Cordeiro de Lima ao marcar 2h11min21, apenas dois segundos acima do tempo feito pelo brasileiro em 2002. Jonathan Kipkorir ficou na segunda posição e Philip Kiplagat terminou em terceiro.

Marizete Moreira fez uma corrida discreta até os minutos finais. Durante os 40 primeiros quilômetros, Marily de Souza foi a líder com facilidades, mas sofreu com o desgaste físico e perdeu a posição no final da corrida.

Este ano, a prova contou com novidades no trajeto. Trechos da Universidade de São Paulo (USP) foram retirados - a subida até a Prefeitura Universitária, a descida da Rua do Matão, a rotatória do Instituto Oceanográfico, o mergulho e a subida em torno da Reitoria – enquanto as avenidas Juscelino Kubitschek, Faria Lima e República do Líbano ganham em percurso.

Outra novidade ficou por conta do aumento do número de participantes, que passou de 18 mil para 20 mil, igualando a tradicional Corrida de São Silvestre. Foram 5 mil competidores para a maratona, 10 mil para a prova de 10 quilômetros, três mil para os 25 quilômetros e mais dois mil para a caminhada.