Topo

IAAF anuncia que "solução" para o caso Semenya será anunciado em junho

Das agências internacionais

Em Doha (Qatar)

14/05/2010 08h16

Lamine Diack, presidente da IAAF, afirmou que a “solução” para o caso da sul-africana Caster Semenya, que foi protagonista de uma polêmica sobre a definição de seu sexo, será anunciada em junho. A IAAF não trata do assunto desde que os questionamentos surgiram, e só vai se posicionar quando o processo médico for completado.

O mandatário não especificou o que quer dizer com “solução” em relação à corredora, que não compete desde que venceu a prova dos 800 m no último mundial. A atleta deve voltar às pistas em 24 de junho nas disputas de Zaragoza, na Espanha. Entretanto, esse retorno ainda pode mudar dependendo dos resultados das avaliações médicas.

O dirigente também anunciou que vai se candidatar novamente ao cargo para as eleições do próximo ano. Ex-atleta do salto em distância e Ministro dos Esportes de Senegal, Diack assumiu o carto após a morte do italiano Primo Nebiolo, em 1999. Foi eleito oficialmente em 2001 e reeleito em 2003 e 2007.

“Vou me candidatar novamente em 2011. Sigo sendo um entusiasta e sou um homem com boa saúde. Muitos dos meus colegas membros da IAAF me pedem que eu fique para poder estar no centenário da federação em 2012. Temos que seguir trabalhando para desenvolver nosso esporte”, afirmou.