Topo

Morando em São Paulo e sem clube, Jadel duela com campeão mundial no GP Brasil

No Mundial Indoor, sexto lugar: Jadel está em São Paulo desde o início do ano. E sem clube -
No Mundial Indoor, sexto lugar: Jadel está em São Paulo desde o início do ano. E sem clube

Bruno Doro

Em São Paulo*

21/05/2010 13h07

O GP Brasil de atletismo, principal competição da temporada no país, será disputado neste domingo no estádio João Havelange, o Engenhão, com uma atração: o duelo entre Jadel Gregório e o britânico Phillips Idowu, atual campeão mundial.

O brasileiro coloca em prova o novo momento de sua carreira: deixou a Inglaterra e voltou a morar no país. “Hoje, estou morando em São Paulo. E não tenho clube. Mas isso pode mudar”, afirmou o saltador à reportagem do UOL Esporte, sem dar muitos detalhes.

Pressionado, ele explicou que a troca de país teve origem na decisão da CBAt (Confederação Brasileira de Atletismo) de acabar com a ajuda de moradia que o mantinha em Gateshead, na Inglaterra. Mas não deu mais detalhes.

Jadel morou na Inglaterra por quatro anos. Sua casa na cidade em que treinava com Peter Stanley, guru do salto triplo que treinou o recordista mundial Jonathan Edwards, era bancada pela Confederação. No fim do ano passado, a CBAt acabou com a ajudar financeira e o triplista voltou ao Brasil.

PROGRAMAÇÃO DO GP BRASIL

8h Lançamento de martelo M
9h 5.000m M
9h05 Salto em distância F
9h10 Salto com vara F
9h20 3.000m com obstáculos F
9h35 Salto em altura M
9h40 400m com barreiras M
09h45 Arremesso do peso F
10h00 400m F
10h05 Lançamento de martelo F
10h20 100m F
10h30 Salto triplo M
10h35 100m M
10h50 800m M
11h10 200m F
11h30 200m F

Até agora, Jadel apresenta resultados discretos desde sua volta. Ele foi sexto colocado no Mundial Indoor de Doha, no Catar, com a marca de 16,78m. Seu melhor salto outdoor do ano é 16,86m, em Buenos Aires – a marca é a mesma do nº 2 do Brasil na prova, Jeferson Sabino, em 2010.

Seu rival, Idowu, também não está em na melhor das formas. No meeting indoor de Birmingham, em fevereiro, marcou 17,25m, sua melhor marca do ano. Ficou em quarto. Ainda não competiu em eventos outdoor e nem mesmo foi ao Mundial de Doha – sua preparação foi prejudicada pelo nascimento de seu primeiro filho e ele abriu mão da competição.

Além da dupla, dois cubanos devem apimentar a disputa do salto triplo no Engenhão: o líder do ranking mundial de 2010 (17,47m) Alexis Copello e Osniel Tosca, quinto na lista (17,12m).

"Esta será minha primeira competição do ano e, com a temporada apenas começando, espero chegar bem. Estou animado para competir no Brasil. No ano passado fui campeão em Berlim, mas este ano serão novos confrontos que terei pela frente", disse Idowu.

Copello chegou ao Brasil na manhã de quinta-feira com Osniel Tosca. Nesta sexta-feira, os dois treinaram na pista de aquecimento do Engenhão. "A prova terá alto nível de competidores. Estou em ótima forma e espero fazer aqui minha melhor apresentação", ressaltou Copello.

Outra prova que vai chamar atenção no domingo são os 100m rasos. O polêmico velocista britânico Dwain Chambers vai competir pela primeira vez no Brasil. Conhecido pelo caso de doping em 2003, ele foi campeão mundial dos 60m livre indoor em Doha.

O GP Brasil de atletismo está marcado para domingo, a partir de 8h, no estádio do Engenhão, no Rio de Janeiro. O será transmitido pelo SporTV.

*Atualizado às 18h