UOL Esporte Atletismo
 
23/05/2010 - 11h20

Com melhor marca do ano, Murer vence GP Brasil de atletismo

Do UOL Esporte
Em São Paulo
  • Fabiana Murer usou nova técnica e venceu o GP Brasil com salto de 4,75m, a melhor marca do ano

    Fabiana Murer usou nova técnica e venceu o GP Brasil com salto de 4,75m, a melhor marca do ano

Fabiana Murer não encontrou grandes dificuldades para vencer o GP Brasil de atletismo, neste domingo. Na prova do salto com vara, disputada no estádio Engenhão, ela ganhou a disputa com a marca de 4,75m - a melhor marca do ano no mundo em provas ao ar livre.

Logo em sua primeira tentativa, Murer saltou 4,40m. Após estabelecer a marca que lhe garantiu a vitória, a saltadora tentou passar a barreira dos 4,85m, mas não conseguiu superá-la.

Para esta etapa do GP Brasil, a atleta apresentou uma nova técnica. Na corrida antes do salto, ela deu 18 passadas, em vez das 16 que costumava fazer antes.

Com a marca deste domingo, Murer superou o recorde do GP Brasil, estabelecido por ela mesma em Belém, em 2006 (4,55m). De quebra, a atleta assumiu a liderança do ranking da IAAF (Federação Internacional de Atletismo) na temporada.

"Estou muito feliz. Para a primeira competição após as férias e com esta nova técnica de salto, o resultado foi ótimo. O trabalho está indo muito bem, mas ainda senti um pouco de falta de ritmo de competição. Tanto que, por causa do cansaço, tentei saltar os 4,85 m somente uma vez", comentou Murer.

Na próxima semana, a atleta deixa o Brasil para disputar Campeonato Ibero-Americano, em San Fernando (Espanha), de 4 a 6 de junho.

Outras brasileiras se destacaram no Engenhão. Keila Costa venceu a disputa no salto em distância com a marca de 6,68m. "Estive a ponto de não poder competir, por isso, de certa forma, foi uma surpresa conseguir esta marca, minha melhor no ano", comentou.

Jailma de Lima levou o bronze nos 400m. "Foi uma prova muito forte. Sabia que ia ser difícil pegar pódio e estou feliz por isso", disse a corredora.

Masculino

Nilson de Oliveira André surpreendeu e ficou com a medalha de ouro nos 200m. O brasileiro completou a prova em 20s41, sua melhor marca pessoal. "Estou no meu nível máximo. Até o ano passado, as minhas melhores marcas eram 10s32 nos 100m e 20s82 nos 200m. Já havia batido as duas marcas nesse ano e hoje consegui baixar novamente", disse.

Nos 800m, Kleberson Davide venceu com o tempo de 1min44s71. "Foi uma prova muito legal. Estava muito confiante, pois treinei muito bem, preparei-me muito e tive o tempo certo de descanso para correr abaixo de 1min45. Foi um ótimo resultado", comemorou.

Marilson dos Santos teve um desempenho apenas discreto nos 5.000m. Ele terminou a prova em oitavo, com o tempo de 13min45s54. O queniano Abraham Chebi foi o vencedor e quebrou o recorde do meeting, com o tempo de 13min17s64. Já Mahau Suguimati ficou em quarto lugar nos 400m com barreiras.

No salto triplo, Jadel Gregório conquistou a medalha de bronze, com a marca de 16,98m. Ele ficou atrás do inglês Phillips Idowu (17,48m) e do cubano Alexis Copello (17,31m). "Busquei o apoio da torcida para ir comigo buscar o terceiro lugar. Aos poucos estou melhorando e recuperando a melhor forma", afirmou Jadel.

Nos 100m, Mike Rodgers levou a melhor sobre seus adversários. O norte-americano ganhou com a marca de 10s06. O inglês Dwain Chambers e o jamaicano Leonard Clarke vieram logo a seguir. Eles fizeram o mesmo tempo: 10s11.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host