Topo

Após quase um ano de investigação sobre seu sexo, Semenya é liberada para correr

Semenya está liberada para correr novamente - AP Photo/Anja Niedringhaus
Semenya está liberada para correr novamente Imagem: AP Photo/Anja Niedringhaus

Do UOL Esporte

Em São Paulo

06/07/2010 11h08

Caster Semenya está finalmente liberada para voltar a competir após quase um ano de impasse. O anúncio foi confirmado pela Iaaf (Associação Internacional de Federações de Atletismo) após um longo processo de testes feitos para definir se ela poderia competir ou não entre as mulheres.

""Estou entusiasmada para entrar em uma arena de atletismo novamente e olhar para frente para competir, com todos os litígios para trás", afirmou Caster Semenya.

Em entrevista à AP, antes mesmo da confirmação, o pai da campeã mundial dos 800 m, Jacob, disse que havia falado com Caster nesta terça-feira e que ela apenas aguardava um anúncio formal de seu retorno. “Ela me contou que não tem nenhum problema e que está feliz”, disse Jacob Semenya.

Sua filha está há quase um ano sem competir por dúvidas quanto ao seu gênero. O problema começou durante a disputa do Mundial de Atletismo, em 2009, quando ela despontou e ficou com o ouro nos 800 m.

Tudo começou devido aos seus tempos muito velozes na prova, o que se seguiu de uma suspeita de hermafroditismo e a abertura da investigação.