Topo

Pai diz que sul-africana Semenya será liberada para competir após polêmica

Das agências internacionais

Em Johanesburgo (AFS)

06/07/2010 07h55

O pai da campeã mundial dos 800 m Caster Semenya, Jacob, afirmou que a atleta será liberada para voltar a competir. Em entrevista à AP, ele relatou que falou com ela nesta terça-feira, e que Caster apenas aguarda um anúncio formal de seu retorno.

“Ela me contou que não tem nenhum problema e que está feliz”, disse Jacob Semenya. Sua filha está há quase um ano sem competir por dúvidas quanto ao seu gênero. O problema começou durante a disputa do Mundial de Atletismo, em 2009, quando ela despontou e ficou com o ouro nos 800 m.

O anúncio de sua volta deve ser feito ainda nesta terça-feira, depois de um longo processo de testes para definir se ela pode competir entre as mulheres, feitos pela Iaaf.

Tudo começou devido aos seus tempos muito velozes na prova, o que se seguiu de uma suspeita de hermafroditismo e a abertura da investigação.

Com a liberação, a atleta pode reaparecer no Mundial Júnior, de 19 a 5 deste mês, no Canadá. Apesar disso, seu técnico, Michael Seme, informou na última semana que ela está fora de forma. “Ela segue treinando, mas não está em forma, por não sabermos quando competirá”, explicou.