Topo

Mesmo liberada, Semenya não é convocada para seleção nacional

Corredora sul-africana ficou afastada das competições por dúvidas sobre gênero sexual  - AFP PHOTO/OLIVIER MORIN
Corredora sul-africana ficou afastada das competições por dúvidas sobre gênero sexual Imagem: AFP PHOTO/OLIVIER MORIN

Das agências internacionais

Em Johanesburgo (África do Sul)

12/07/2010 08h06

Mesmo liberada para as competições após 11 meses afastada pela IAAF por ter o gênero sexual questionado, a sul-africana Caster Semenya não foi convocada pela seleção nacional para integrar a equipe que disputa o Campeonato Africano de atletismo em Nairóbi, no Quênia, a partir de 28 de julho.

A Federação Sul-Africana de Atletismo (ASA) consultou o treinador da atleta, Michael Seme, que pediu para a corredora não ser incluída na seleção devido ao longo tempo fora das atividades. A atleta não compete desde que conquistou o ouro no Campeonato Mundial de Berlim, em agosto de 2009.

Entretanto, a ASA disse, por meio de comunicado oficial, que Semenya deve competir nos jogos de Commonwealth, que serão realizados em Nova Déli, em outubro.

“Semenya vai trabalhar no sentido de atingir sua melhor condição a fim de ser uma das competidoras nos Jogos da Commonwealth", disse a nota, reiterada pelo técnico. "Ela espera participar dos jogos na Índia em Outubro. Chegamos a um acordo com a ASA para que Caster não vá ao Quênia", completou.

A atleta continua seu aprimoramento na quinta-feira, quando compete em Lappeerenta, na Finlândia.