Topo

Queniano Anderson Kiprono supera chuva e vence a Maratona do Rio de Janeiro

Do UOL Esporte

Em São Paulo*

18/07/2010 11h32

Em uma prova marcada pelas condições climáticas desfavoráveis, com frio e chuva, o queniano Anderson Kiprono superou os atletas brasileiros e conquistou a Maratona Internacional do Rio de Janeiro na manhã deste domingo.

Kiprono venceu uma disputa com o brasileiro Adriano Bastos, que após ver um pelotão de quenianos ocupar a liderança, conseguiu se recuperar na prova, mas não conseguiu acompanhar o ritmo de Anderson Kiprono no final da prova.

“Corri a prova inteira me sentindo confortável, na altura do km 30 tive cãibra, diminui o ritmo, o grupo ganhou uma vantagem em cima de mim. Cheguei a encostar nele, mas faltando 100 m para a linha de chegada, mas o cara tira forças não sei de onde. Infelizmente, por esse detalhe da cãibra, não consegui chegar. Estou super feliz com a segunda colocação. Para mim foi ótimo”, afirmou Adriano Bastos, melhor brasileiro da prova, ao Sportv.

O pódio da corrida ficou completo com o queniano Stephen Nijorge Kinyanjui na terceira colocação, além dos brasileiros Giomar Pereira da Silva, que foi o quarto, e Marcos Alexandre Elias, que terminou a disputa na quinta posição.

Anderson Kiprono poderia ter conquistado o prêmio de R$ 40 mil caso conseguisse terminar os 42 km da corrida em até 2h09min, mas ultrapassou a marca em mais de nove minutos e fechou a prova em 2h18min09s para receber a premiação no valor de R$ 20 mil.

Esta foi a primeira vez que um atleta estrangeiro venceu a prova masculina da Maratona do Rio de Janeiro desde 2003, ano em que foi iniciado o atual formato da prova.

Na prova feminina, a brasileira Sirlene Sousa Pinto venceu a disputa em 2h43min15s, seguida das também brasileiras Suely Pereira e Conceição Carvalho.

*Atualizado às 15h56