Topo

Brasileira conquista ouro inédito para o país no Mundial juvenil de atletismo

Geisa Arcanjo faz um arremesso durante o Mundial juvenil de atletismo. Paulista foi a primeira brasileira a obter um ouro na história da competição - Getty Images/Iaaf
Geisa Arcanjo faz um arremesso durante o Mundial juvenil de atletismo. Paulista foi a primeira brasileira a obter um ouro na história da competição Imagem: Getty Images/Iaaf

Do UOL Esporte

Em São Paulo

21/07/2010 02h04

A brasileira Geisa Arcanjo obteve um grande feito nesta terça-feira. Segunda do ranking, a paulista de 18 anos faturou a medalha de ouro na prova de arremesso de peso no Mundial juvenil de atletismo, que está sendo disputado em Moncton, Canadá.

Embora não tenha atingido sua melhor marca (17,11 m), Geisa garantiu o título ao alcançar 17,02 m, oito centímetros à frente da chinesa Oiangian Meng, líder do ranking mundial que ficou com a medalha de prata. Outra atleta da China, Shuang Cui (16,13 m), completou o pódio.

“Isso é impossível. Não acredito que consegui isso para o Brasil”, afirmou Geisa, eufórica após a conquista. “Foi difícil enfrentar a chinesa, porque nossas marcas são muito próximas”.

O ouro conquistado por Geisa é inédito entre mulheres brasileiras em Mundiais juvenis de atletismo e o primeiro do país após 16 anos de jejum. A única medalha dourada do Brasil fora conquistada por Clodoaldo da Silva em 1994, em Lisboa, na prova de 20 km.

Ainda nesta terça-feira, outra estrela da delegação brasileira também fez sua parte. Bárbara Leôncio, medalhista de ouro nos 200 m no Mundial de menores disputado há três anos, avançou às semifinais dos 100 m com o tempo de 11s67. Já Jessica dos Santos passou à segunda fase dos 800 m com 2min08s53.

O Brasil ainda avançou com Caio Cezar de Oliveira e Lourival Nogueira Neto no salto em distância (ambos foram à final). De quebra, Caio ainda passou às semifinais dos 100 m. Já Lidiane Cansian parou nas eliminatórias do lançamento de disco, enquanto Evandro Maciel não passou da primeira fase nos 1.500 m.