UOL Esporte Atletismo
 
22/07/2010 - 16h59

Fabiana Murer leva ouro em Mônaco e lidera a Liga de Diamante

Do UOL Esporte
Em São Paulo
  • Brasileira Fabiana Murer conquista a medalha de ouro na etapa de Mônaco da Liga de Diamante

    Brasileira Fabiana Murer conquista a medalha de ouro na etapa de Mônaco da Liga de Diamante

A saltadora Fabiana Murer ganhou o Grand Prix de Mônaco, prova do circuito da Liga de Diamante, nesta quinta-feira, com a marca de 4,80 m. Esta é a terceira medalha de ouro (Roma, Eugene e Mônaco) da atleta na série de GPs da IAAF (Associação Internacional de Federações de Atletismo). Fabiana ainda tem a medalha de prata ganha em Gateshead (ING) e segue na liderança da Liga de Diamante no salto com vara, com 14 pontos, o dobro da segunda colocada, a alemã Silke Spiegelburg.

Na prova de Mônaco, Fabiana superou na primeira tentativa 4,50 m, 4,60 m e 4,70 m, à frente de todas as outras adversárias. Quando foi para saltar 4,80 m já estava sozinha na prova - superou o sarrafo na terceira tentativa. Fabiana ainda tentou 4,90 m, mas não conseguiu. De qualquer forma, a brasileira deixou a russa Svetlana Feofanova em segundo lugar, com 4,70 m, e a norte-americana Lacy Janson em terceiro, com 4,60 m.

"Fizemos tudo que tínhamos de fazer. Nós estávamos mesmo esperando um bom resultado quando a Fabiana tivesse a chance de descansar e se recuperar do fuso horário da viagem de ida e volta a Eugene", disse o técnico Élson Miranda. "E aqui ela estava descansada, bem treinada. Tentou saltar 4,90 m, melhorar sua marca, mas ainda falta se adaptar um pouco mais à corrida com 18 passadas", ressaltou.

Pela Liga de Diamante, as próximas competições da saltadora serão em Estocolmo (Suécia), no dia 6 de agosto, e Zurique (Suíça), em 19 de agosto. A atleta vai saltar, ainda, no GP de Londres (13/8), Rieti (29/8), na Itália, e Copa Continental Split (4/9), na Croácia. Fabiana encerrará a temporada em setembro, no Troféu Brasil.

Fabiana Murer soma 14 pontos na Liga de Diamante, pelas três medalhas de ouro e uma de prata ganhas, respectivamente, em Roma (ITA), Eugene (EUA), Mônaco (MON) e Gateshead (ING). A alemã Silke Spiegelburg vem em segundo, com 7 pontos, e a russa Svetlana Feofanova em terceiro, com 6.

Demais provas

Nos 1.500 m, o queniano Silas Kiplagat levou o ouro com o tempo de 3min29s27, seguido pelo marroquino Amine Laalou (3min29s53) e pelo também queniano Augustine Choge (3min30s22).

Nos 100 m com barreiras feminino, a norte-americana Lolo Jones venceu com a marca de 12s63, a sua compatriota Danielle Carruthers ficou em segundo e a australiana Sally Pearson veio logo atrás. Nos 110 m com barreiras masculino, David Oliver (EUA) ficou com o ouro, Ryan Wilson (EUA) com a prata e Dwight Thomas (JAM) com o bronze.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host