Topo

Primeiro paraolímpico no Europeu de Atletismo, Smyth chega às semifinais

Das agências internacionais

Em Barcelona (Madri)

27/07/2010 16h44

O irlandês Jason Smyth, de 23 anos recém-completados, se converteu no primeiro atleta paraolímpico a competir no Campeonato Europeu de Atletismo, e se classificou para as semifinais ao obter a quarta posição na quinta série, com 10.43 segundos.

Smyth, que conseguiu a dobradinha da velocidade nos Paraolímpicos de Pequim em 2008, se apresentou em Barcelona com uma marca pessoal de 10.32. Parcialmente cego, ele se propõe agora a competir também nos Jogos Olímpicos de Londres 2012.

“Creio que poder fazê-lo já é ganhar metade da batalha”, declarou o irlandês, antes de competir na quinta e última série de 100 metros – a mesma do francês Christophe Lemaitre, que também fez história no último dia 9 ao ser o primeiro corredor branco que baixou a marca de dez segundos (9.98).

A incursão de Smyth no atletismo se deu seis anos atrás, quando um de seus técnicos descobriu nele qualidades para destacar nas pistas. Devido à deficiência física, foi encaminhado para a competição paraolímpica. Seu treinador, Stephen Maguire, é amigo do treinador de Tyson Gay, Lance Braumann.

Aos 8 anos de idade, Smyth começou a desenvolver a doença de Stargardt, alteração genética que produz uma redução progressiva da visão. “Minha capacidade de visão é 10% da de quem tem uma pessoa normal”, conta o atleta, que treina junto a atletas com visão normal (às vezes com Gay, inclusive).

Durante sua permanência nos Estados Unidos, Smyth melhorou notavelmente suas marcas. Em maio, correu em Tampa, Flórida, os 200 metros, em 21.09. Uma vez cumprido seu primeiro objetivo no âmbito europeu, sua próxima meta são os Jogos Olímpicos.