Topo

Suspenso por doping durante 4 anos, campeão olímpico dos 100m volta a competir

Justin Gatlin volta a competir após quatro anos suspenso - Toshifumi Kitamura/AFP Photo
Justin Gatlin volta a competir após quatro anos suspenso Imagem: Toshifumi Kitamura/AFP Photo

Das agências internacionais

Em Raleigh (Estados Unidos)

27/07/2010 08h15

Campeão olímpico dos 100m em Atenas-2004, o norte-americano Justin Gatlin está livre para competir após cumprir suspensão de quatro anos por doping. O corredor vai particidar de duas provas na Estônia em agosto, no dia 03 em Rakvere e cinco dias depois em Talin.

“É um alívio. Ele [o retorno] está chegando mais cedo do que eu pensava que seria”, afirmou o atleta de 28 anos, que desde domingo está apto a competir. Gatlin foi pego em um exame antidoping em 2006, que acusou o uso de testosterona e seus precursores.

Geralmente, atletas envolvidos em casos de doping têm dificuldades para encontrar provas para competir, já que há recomendações aos organizadores para não fazer convites a esportistas que têm “má reputação.” Entretanto, os responsáveis pela prova na Estônia não hesitaram em convidar o norte-americano, já que a competição não faz parte da união européia da modalidade.

"Eu só quero ter uma boa apresentação para ouvir pessoas dizerem ‘ele parece bem’. Terá a mesma importância que um campeonato mundial ou Jogos Olímpicos. Se eu tivesse que colocar todos os campeonatos em um mural no meu quarto, a foto da minha primeira corrida após a volta estaria lá também”, completou.