Topo

Confronto de titãs opõe Bolt, Powell e Gay nas pistas de Estocolmo

Powell, Gay e Bolt cruzam a linha de chegada no último confronto em Berlim, em 2009 - Germany Sports Athetics/Reuters
Powell, Gay e Bolt cruzam a linha de chegada no último confronto em Berlim, em 2009 Imagem: Germany Sports Athetics/Reuters

Das agências internacionais

Em Estocolmo (Suécia)

28/07/2010 14h32

Os jamaicanos Usain Bolt e Asafa Powell e o norte-americano Tyson Gay farão no dia 6 de agosto, em Estocolmo, o desafio mais aguardado do ano, pela etapa da Suécia da Liga Diamante.

O encontro será o primeiro dos três desde a disputa no Mundial de Berlim em 2009, quando Bolt ficou com o ouro, Gay com a prata e Powell com o bronze. Também será a reunião dos três homens mais rápidos em todos os tempos. Bolt detém o recorde mundial de 9.58 segundos, seguido por Gay (9.69) e Powell (9.72).

Além de tentar manter sua hegemonia, Bolt terá a oportunidade de se “vingar” da derrota sofrida em 2008, quando Powell, na mesma pista de Estocolmo, o venceu pela única vez em nove confrontos.

“Na última vez que correu aqui, Bolt perdeu para Powell pouco antes dos Jogos Olímpicos de Pequim. Acho que foi a única prova dos 100 metros rasos que ele perdeu na carreira, então acredito que queira voltar e ganhar dessa vez”, declarou o diretor da prova, Rjane Soderberg.

Bolt venceu Gay nas duas provas que disputaram. Sobre Powell, ele detém uma vantagem de oito vitórias contra uma derrota. Powell e Gay já estavam confirmados para a disputa da prova, mas as negociações para a participação de Bolt evoluíram apenas na última semana.

“Ele perdeu algumas corridas por estar machucado e não queria disputar os 200 metros. Então é uma grande honra para nós tê-lo aqui. O interesse no encontro vai crescer e poderemos falar dessa corrida por anos”, disse Soderbeg.

Os três velocistas já estão confirmados também para a disputa da final da Liga Diamante em Bruxelas, no dia 27 de agosto.