Topo

Maurren melhora salto, mas sente a coxa e sai chorando de evento em SP

Maurren chora após sentir lesão na coxa em sua volta às pistas no Brasil - Ricardo Nogueira/Folhapress
Maurren chora após sentir lesão na coxa em sua volta às pistas no Brasil Imagem: Ricardo Nogueira/Folhapress

Rafael Krieger

Em São Paulo

30/07/2010 15h09

A campeã olímpica do salto em distância Maurren Maggi participou nesta sexta-feira da competição inaugural da nova pista do Centro Olímpico de São Paulo, no evento que marcou a sua volta às pistas brasileiras pela primeira vez desde 2009. Porém, uma contratura muscular na coxa esquerda fez com que ela deixasse a disputa chorando, logo depois do primeiro salto.

Ela até foi bem em sua primeira tentativa: a marca de 6,45 m superou os 6,36 m que lhe asseguraram a vitória no meeting de Ávila, na Espanha, no começo do mês. Mas a atleta de 34 anos ficou longe dos 7,04 m alcançados em Pequim, no salto do ouro olímpico.

E se antes era o joelho, agora foi a coxa que incomodou. Maurren foi consolada pelo técnico Nélio Moura, mas não escondeu o choro de decepção. Depois de trocar de roupa, ela chegou a ser atendida por uma ambulância que estava próxima ao local.

Esta foi a segunda competição de Maurren desde a sua operação no joelho, realizada no ano passado, logo depois do Mundial de atletismo.

Ela vinha fazendo fisioterapia no São Paulo e, depois da vitória obtida na Espanha, vinha treinando em um ritmo maior, segundo o técnico Nélio Moura confirmou durante a inauguração da pista nesta sexta.

"Era para ela voltar só em setembro, mas a recuperação foi muito mais rápida, e ela já estava treinando desde maio. Depois de Ávila, a qualidade do treino dela melhorou muito, até pela confiança", esclareceu Nélio.

Antes da lesão na coxa, Maurren participou da inauguração da nova pista falando em saltar bem para ganhar confiança em uma possível participação na etapa de Londres da Liga de Diamante.

"Pretendo saltar mais de 6,50 m, ou 6,60m. Um pouco mais, se tiver sorte", declarou Maurren durante a manhã de sexta-feira no Centro Olímpico. Ela quase chegou à sua primeira meta, mas agora terá que voltar o foco para sua recuperação física. E ela parecia já prever isso.

"Tenho vontade de ir para Londres, mas não é meu objetivo neste ano. Tudo o que acontecer daqui para frente é consequência da recuperação, pois já estou bem no joelho mas ainda preciso melhorar", comentou Maurren.

A última vez que Maurren competiu no Brasil foi no Troféu Brasil, realizado em maio do ano passado. Depois, em agosto daquele ano, ela participou do Mundial de Berlim, mas não foi bem devido às dores no joelho e ficou em sétimo. Operou o joelho no mês seguinte, e iniciou o processo de recuperação que poderia ter sido consolidado com o salto desta sexta-feira em São Paulo.