Topo

Fabiana Murer falha e não consegue repetir ouro na Liga de Diamante

Do UOL Esporte

Em São Paulo

06/08/2010 17h18

Fabiana Murer não conseguiu confirmar seu domínio no salto com vara feminino na Liga de Diamante. A brasileira encerrou a etapa de Estocolmo, nesta sexta-feira, na terceira posição. Apesar do resultado, Fabiana manteve a liderança geral da competição e agora precisa de apenas um segundo lugar para conquistar o título geral.

A primeira colocada foi a russa Svetlana Feofanova, que saltou 4m71, enquanto a segunda posição ficou com Silke Spiegelburg, da Alemanha, que encerrou sua participação com 4m61. A brasileira entrou na disputa com o sarrafo a 5m51 e não teve dificuldades para superar a marca, mas falhou nas três tentativas de 4m61. "Hoje ela não conseguiu saltar. Se sentiu cansada durante a prova, sem energia. Tecnicamente, está bem, treinando com qualidade, mas não foi um bom dia", afirmou seu técnico Elson Miranda, após a prova.

O resultado, contudo, deixa a saltadora em uma posição confortável na competição. Ela lidera com 15 pontos, seguida por Feofanova, com 10, e por Spiegelburg, que acumula 9 pontos. O prêmia da Liga de Diamante é de US$ 40 mil. Restando três etapas para o final da competição, uma medalha de prata na próxima edição seria o suficiente para garantir o título à brasileira.

Os 4m51 de Fabiana é uma marca bastante aquém de sua recorde pessoal, 4m85, conquistada em junho deste ano. Apesar da derrota em Estocolmo, a temporada da brasileira tem sido positiva.  Líder da Liga de Diamante, Fabiana Murer já acumula três medalhas de ouro na competição, conquistadas nas etapas de Roma, Eugene e Mônaco, além de uma de prata na etapa de Gateshead, na Inglaterra.

Depois da Suécia, Fabiana seguirá para Zurique (Suíça), em 19 de agosto, e saltará ainda no GP de Londres (13/8), de Rieti (29/8), na Itália, e na Copa Continental Split (4/9), na Croácia. Sua temporada se encerrará em setembro, no Troféu Brasil.