Topo

Tyson Gay desbanca hegemonia de Bolt e supera jamaicano em Estocolmo

AP Photo/Michael Probst
Imagem: AP Photo/Michael Probst

Do UOL Esporte

Em São Paulo

06/08/2010 16h11

O norte-americano Tyson Gay superou o jamaicano Usain Bolt na final dos 100m rasos da etapa de Estocolmo da Liga de Diamante, nesta sexta-feira. Esta  foi a primeira derrota do jamaicano desde julho de 2008, encerrando uma série de 14 vitórias em finais. Bolt ficou com a medalha de prata e Richard Thompson, de Trinidad e Tobago, terminou em terceiro lugar

Tyson Gay cravou o tempo de 9s84 na final da prova dos 100m rasos, o terceiro melhor tempo do ano. Detentor do recorde mundial, o jamaicano  anotou 9s97, enquanto Thompson fez 10s10 para terminar na terceira posição. Conhecido por não realizar boas largadas, Bolt viu Tyson Gay abrir uma ótima vantagem no início da prova e foi incapaz de se recuperar nos metros finais.

"Tive uma largada muito ruim. Não sentia realmente potência nas minhas pernas. Sempre disse que podiam me vencer. E isso foi o que aconteceu hoje. Agora, vou voltar a me concentrar", declarou o segundo colocado Usain Bolt, que teve sua série de 14 vitórias seguidas em finais encerrada pelo norte-americano. "Esta é minha temporada fraca. Se você não me vencer nesta temporada, isto não vai acontecer na próxima porque o ano que vem é ano de campeonato mundial", justificou Bolt, antes de admitir que seus "primeiros dez metros foram horríveis".

Marcada por um ambiente de nervosismo, a largada da prova foi abortada duas vezes a pedido dos atletas. Quando realizada, o que se viu foi uma primeira vantagem do velocista norte-americano, que levou apenas 164 milésmios para reagir, enquanto Bolt demorou 176 milésimos.

"Estou realmente feliz com a vitória, ainda que Usain Bolt não esteja em sua melhor forma. Foi muito importante vencer alguém como ele para os fãs e para o esporte", disse o norte-americano após a prova.

Estocolmo traz más lembranças para o velocista da Jamaica. Foi nessa mesma cidade que Bolt havia sido derrotado pela última vez, no dia 22 de julho de 2008, quando foi superado por Asafa Powell por apenas 0s01. A partir daí foram mais de dois anos de hegemonia, onde o jamaicano se firmou como o homem mais rápido do planeta, conquistando o ouro olímpico e o título mundial em Berlim.

Esta, aliás, foi a primeira vez que Gay e Bolt se enfrentaram desde 2009, quando o jamaicano estabeleceu o recorde mundial com 9s58 na capital alemã. Na ocasião, o norte-americano foi o segundo colocado com o melhor tempo de sua carreira, 9s71. Mais tarde este tempo seria rebaixado para 9s69.

A disputa entre os dois homens mais velozes do mundo foi a mais aguardada da competição e ainda contou com a desistência de outro nome de destaque. Asafa Powell abandonou a etapa de Estocolmo da Liga de Diamante por conta de uma lesão na virilha.