Topo

Sem rivais jamaicanos, Tyson Gay vence 100m e faz melhor tempo do ano

Do UOL Esporte

Em São Paulo

13/08/2010 17h27

Sem a competição de Asafa Powell e Usain Bolt, o norte-americano Tyson Gay venceu a etapa de Londres da Liga de Diamante nesta sexta-feira e ainda estabeleceu a melhor marca do ano com 9s78. A segunda posição ficou com outro jamaicano, Yohan Blake, enquanto Richard Thompson, de Trinidad e Tobago, terminou em terceiro lugar.

A tarde fria em Londres e o vento no sentido contrário dos atletas não impediu o velocista, que alcançou o melhor tempo do ano sentindo resquícios uma lesão na virilha. "Eu não estava esperando correr tão rápido nessas condições mas eu sabia que eu estava em boa forma e iria correr bem. Eu estava mancando um pouco no fim – minha virilha está um pouco dolorida, mas tenho certeza que está bem", disse Gay, que após a vitória estava mancando enquanto falava com os repórteres..

A marca do velocista norte-americano derrubou o melhor tempo do ano, que pertencia justamente aos rivais jamaicanos. Asafa Powell havia estabelecido 9s82 na etapa de Roma, em junho, e Bolt igualou a marca no início de julho, na etapa de Lausanne, na Suíça. "Eu não estava necessariamente querendo mandar uma mensagem para Asafa e Usain. Eu estava só fazendo minha corrida", afirmou.

Os dois adversários não competiram na edição de Londres da Liga de Diamante por problemas físicos. Usain Bolt sentiu uma lesão muscular após a edição de Estocolmo da Liga e anunciou que não disputará mais competições nesta temporada. Já Asafa Powell reclamou de dores nas costas e nos músculos da coxa, problemas que já o fizeram abandonar também a etapa sueca da competição.

Vencedor dos 100m, 200m rasos e norevezamento 4x100 no Mundial de Osaka, no Japão, Gay confirmou nesta sexta-feira estar em excelente forma. Na última semana, o velocista havia encerrado uma invencibilidade de mais dois anos de Usain Bolt ao vencê-lo na etapa de Estocolmo da Liga de Diamante. "É ótimo estar no topo do mundo. Isto é importante para mim. Esta não é  a melhor forma que eu já estive porque eu estou lidando com algumas pequenas lesões", concluiu.

Além da vitória de Gay, Yohan Blake, da Jamaica, anotou 9s89 para garantir a medalha de prata nos 100m rasos e Richard Thompson, de Trinidad e Tobago terminou em terceiro com 10s05.

A próxima etapa da Liga de Diamante acontece em Zurique, na Suíça, no dia 19 de agosto.