Topo

Isinbayeva aposta e seu treinador terá de usar brinco se ela saltar 5,10 m

Yelena Isinbayeva participou da cerimônia que acendeu a tocha dos Jogos Olímpicos da Juventude - Dimitri Messinis/AP
Yelena Isinbayeva participou da cerimônia que acendeu a tocha dos Jogos Olímpicos da Juventude Imagem: Dimitri Messinis/AP

Das agências internacionais

Em Moscou (Rússia)

05/09/2010 14h39

A recordista mundial e atual campeã olímpica de salto com vara Yelena Isinbayeva fez uma aposta com seu treinador, Vitaly Petrov, na qual ele terá que colocar um brinco se a atleta conseguir saltar na altura de 5,10 m, o que superaria o atual recorde mundial da modalidade.

Isinbayeva, que encerrou seu período de descanso e retomou os treinamentos, fez a aposta com Petrov, recém escolhido também como treinador da equipe nacional russa de salto com vara, em Formia, na Itália, onde a atleta está fazendo sua preparação.

“Acho que logo veremos nosso treinador com a orelha perfurada por um brinco”, afirmou à agência Todo Deporte o presidente da Federação Russa de Atletismo (FAR), Valentín Balájnichev, testemunha da aposta.

O atual recorde mundial de Yelena Isinbayeva é de 5,06 m, quatro centímetros a menos do que a marca da aposta que pode colocar um brinco no treinador Vitaly Petrov. Antes de decidir dar um tempo nas competições, a atleta vinha de fracassos como no Mundial Indoor de Doha e no Campeonato Mundial de Atletismo em Berlim, em 2009.

“Ela se recuperou psicológica e emocionalmente e agora está desenvolvendo seu potencial físico e técnico”, afirma o dirigente russo Balájnichev.

O presidente da FAR confirmou que Isinbayeva, de 28 anos, sonha vencer o Mundial de 2011, em Daegu, na Coreia do Sul, além dos Jogos Olímpicos de Londres-2012 e o Campeonato Mundial de Moscou-2013, que seriam suas últimas competições na carreira.

Yelena Isinbayeva, que anunciou sua ausência nas competições deste ano em abril, vai reaparecer na Reunião das Estrelas de salto com Vara, em Donetsk, na Ucrânia, evento organizado pelo ex-atleta campeão mundial e recordista Sergey Bubka.