Topo

Ronald Julião e Fabiana Cristine faturam segundo ouro no Troféu Brasil

Fabiana Cristine da Silva venceu os 5.000 m e conquistou seu segundo ouro no Troféu Brasil 2010 - Agência Luz/ BM&FBOVESPA
Fabiana Cristine da Silva venceu os 5.000 m e conquistou seu segundo ouro no Troféu Brasil 2010 Imagem: Agência Luz/ BM&FBOVESPA

Do UOL Esporte

Em São Paulo

18/09/2010 18h55

Em uma tarde sem grandes estrelas, Ronald Julião e Fabiana Cristine da Silva roubaram a cena neste sábado, no penúltimo dia do Troféu Brasil, ao conquistarem sua segunda medalha de ouro na competição disputada no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa, em São Paulo.

Campeão do arremesso do peso na sexta-feira, Ronald repetiu a dose nesta tarde e confirmou o favoritismo no lançamento do disco, sua prova principal. Embora distante dos 63,09 que lhe valeram o recorde brasileiro, o paulista marcou 60,62 m e faturou o ouro, derrubando ainda o recorde do campeonato que já durava 12 anos.

"Este foi um grande ano para mim, quebrei quatro vezes o recorde brasileiro da prova e alcancei 63,09 m. Isto significa que meu planejamento esteve sempre correto. Hoje até esperava mais, mas o tempo não ajudou", comentou Ronald, referindo-se a mais um dia frio e nublado na capital paulista.

A fundista Fabiana Cristine da Silva também voltou a subir no lugar mais alto do pódio, agora nos 5.000 m. Vencedora dos 10.000 na quarta-feira, a pernambucana venceu a prova com o tempo de 16min06s41. "Fiz o que pude no Troféu Brasil e obtive os resultados desejados”, comemorou Fabiana.

MAURREN DESISTE, E KEILA COSTA FAZ MELHOR MARCA NO SALTO EM DISTÂNCIA

  • Wagner Carmo/CBAt

    A campeã olímpica Maurren Maggi sentiu uma dor no quadril e ficou de fora da qualificação do Troféu Brasil, na manhã deste sábado, no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa, da prefeitura de São Paulo. Enquanto isso, Keila Costa aproveitou para fazer a melhor marca do salto em distância e se garantir na final.

Outro destaque do dia foi a gaúcha Sabine Heitling, que faturou o tricampeonato dos 3.000 m com obstáculos com o tempo de 10min08s25. “Decidi não forçar o ritmo, porque amanhã [domingo] voltarei à pista para correr os 1.500 m”, afirmou a tricampeã.

Em outras finais deste sábado, Jessé Farias de Lima venceu o salto em altura masculino (2,20 m), Mônica Araújo de Freitas foi campeã do feminino (1,87 m) e Laila Ferrer e Silva triunfou no lançamento do dardo feminino (56,68 m). No decatlo, Anderson Estevão Venâncio levou a melhor com 7.765 pontos.

Além das finais, duas semifinais levantaram o público na tarde deste sábado na pista do Centro Olímpico. Entre as mulheres, Ana Cláudia Lemos Silva, que já levou o ouro dos 100 m rasos, mostrou que é forte também nos 200 m e garantiu o melhor tempo das semifinais, 23s59, registrados na primeira bateria. Mais rápida da segunda sessão, Rosemar Maria Coelho fez o segundo melhor tempo no total, 23s88, seguida por Flavia de Souza Cândido, com 23s91. A final dos 200 m feminino será às 10h20 deste domingo.

A situação também se repetiu entre os homens. Campeão dos 100 m na quinta-feira, Jefferson Liberato foi o mais rápido deste sábado nas semifinais dos 200 m com o tempo de 21s20. Eric Sigaki Martins fez o segundo melhor tempo, 21s44, seguido pelo veterano Sandro Viana, com 21s56. A final será também no domingo, às 10h35.

Última competição da temporada 2010 do atletismo nacional, o Troféu Brasil termina neste domingo com finais a partir das 9h.