Topo

Fabiana Murer concorre a prêmio de atleta do ano pela Iaaf, mas quer mais

<b>Fabiana Murer</b> tem a seu favor os títulos da Liga de Diamante (f) e do Mundial indoor. Veja as rivais:<br><br><b>Veronica Campbell Brown (JAM)</b> - campeã mundial indoor nos 60 m e líder mundial dos 100 m e dos 200 m<BR><b>Milcah Chemos Cheywa (QUE) </b> - campeã da Liga de Diamante e líder mundial dos 3.000 m com obstáculos<BR><b>Meseret Defar (ETI) </b> - campeã mundial indoor e líder mundial dos 5.000 m<BR><b>Jessica Ennis (GBR) </b> - campeã mundial indoor e campeã europeia de pentatlo e heptatlo<BR><b>Allyson Felix (EUA) </b> - campeã da Liga de Diamante nos 200 e 400 m, campeã mundial do revezamento<BR><b>Nadezhda Ostapchuk (BLR) </b> - campeã mundial indoor, europeia e da Liga de Diamante no arremesso de peso<BR><b>Olga Rypakova (CAZ) </b> - campeã mundial indoor do salto triplo e líder mundial da prova<BR><b>Blanka Vlasic (CRO) </b> - campeã mundial indoor, europeia e da Liga de Diamante no salto em altura e líder mundial da prova<BR><b>Anita Wlodarczyk (POL) </b> - nova recordista mundial do lançamento do martelo Imagem: Agência Luz/ BM&FBovespa/Divulgação

Do UOL Esporte

Em São Paulo*

19/10/2010 11h50

A temporada quase irretocável de Fabiana Murer foi reconhecida pela Iaaf (Associação Internacional das Federações de Atletismo). Nesta terça-feira, a organização anunciou os indicados ao prêmio de melhor atleta do ano, e a brasileira aparece na disputa.

Murer é uma das 10 candidatas ao prêmio feminino. A seu favor contam o título mundial indoor, a conquista da Liga de Diamante no salto com vara e o fato de ter subido ao pódio em todas as competições que disputou em 2010, além de ter a segunda melhor marca do ano na prova, 4,85 m, atrás apenas dos 4,89 m da norte-americana Jennifer Suhr.

A brasileira comemorou a indicação, mas avisou que ainda quer muito mais do que já conquistou na carreira. "É a primeira vez que sou indicada a esse prêmio. Acho que é muito por causa da temporada sem a Yelena [Isinbayeva, recordista mundial do salto com vara que se afastou das provas por quase um ano] e porque eu acabei sendo a campeã mundial. Acho que é um reconhecimento do trabalho, mas não estou satisfeita com apenas isso, quero mais, quero ganhar muito mais coisa", afirmou a saltadora ao UOL Esporte.

Das 10 candidatas, o público pode escolher três para uma seleção final. A eleição está aberta aos internautas no site da Iaaf e será válida até o dia 7 de novembro. O anúncio da grande vencedora, escolhida por um júri formado pela entidade, será no dia 21 de novembro, na cerimônia de gala tradicionalmente realizada em Mônaco.

A probabilidade de Fabiana Murer aparecer entre as três finalistas é muito grande. Sua chance de ser eleita a melhor da temporada, porém, é reduzida. Sua principal rival na disputa é a croata Blanka Vlasic, que ganhou 18 das 20 competições que disputou em 2010 e venceu as sete etapas da Liga de Diamante, além de sagrar-se campeã mundial indoor e campeã europeia.

Entre as outras candidatas aparecem a jamaicana Veronica Campbell Brown, líder dos rankings dos 100 e 200 m rasos, a etíope Meseret Defar, ícone das provas de fundo, e a norte-americana Allyson Felix, vencedora da Liga de Diamante nas provas de 200 e 400 m.

Entre os homens, a disputa parece se desenhar entre dois velocistas: o americano Tyson Gay, vencedor de sete de oito provas disputadas nos 100 m e responsável pela primeira derrota de Usain Bolt em dois anos, e o francês Christophe Lemaitre, três vezes medalhista de ouro no Campeonato Europeu e primeiro branco a correr a prova mais rápida do atletismo em menos de 10s (9s98).

Os outros concorrentes são: Christian Cantwell (EUA, arremesso de peso), Steven Hooker (AUS, salto com vara), Bernard Lagat (EUA, 3.000 e 5.000 m), David Oliver (EUA, 110 m com barreiras),  David Rudisha (QUE, 800 m), Zersenay Tadeses (ERI, meia-maratona e 20 km), Teddy Tamgho (FRA, salto triplo) e Andreas Thorkildsen (NOR, lançamento do dardo).

ATLETISMO GANHA CT VERDE EM SÃO CAETANO, POR R$ 15 MILHÕES

Nesta terça, a equipe BM&F de atletismo assinou convênio para transformação do centro esportivo São José, em São Caetano, em uma instalação esportiva de ponta e ecologicamente correta, com investimento de R$ 15 milhões. O diferente do local é a preocupação com o meio-ambiente. Com a sustentabilidade na moda, a reforma fará do local o mais verde possível. Parte da água usada virá do reaproveitamento das chuvas, a pista do novo ginásio será feita com material reciclável, janelas e aberturas de ventilação do prédio foram maximizadas para diminuir o uso de ar condicionado e luz elétrica, os materiais do ginásio serão reutilizados nas novas instalações e as árvores retiradas para as obras serão replantadas, em um projeto de paisagismo que usa mais grama do que concreto nas áreas externas.

Clique para acessar conteúdo externo


Maquete do CT de atletismo em São Caetano

*Atualizada às 12h48

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Fabiana Murer concorre a prêmio de atleta do ano pela Iaaf, mas quer mais - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Esporte