Topo

Fabiana Murer concorre a prêmio de atleta do ano pela Iaaf, mas quer mais

<b>Fabiana Murer</b> tem a seu favor os títulos da Liga de Diamante (f) e do Mundial indoor. Veja as rivais:<br><br><b>Veronica Campbell Brown (JAM)</b> - campeã mundial indoor nos 60 m e líder mundial dos 100 m e dos 200 m<BR><b>Milcah Chemos Cheywa (QUE) </b> - campeã da Liga de Diamante e líder mundial dos 3.000 m com obstáculos<BR><b>Meseret Defar (ETI) </b> - campeã mundial indoor e líder mundial dos 5.000 m<BR><b>Jessica Ennis (GBR) </b> - campeã mundial indoor e campeã europeia de pentatlo e heptatlo<BR><b>Allyson Felix (EUA) </b> - campeã da Liga de Diamante nos 200 e 400 m, campeã mundial do revezamento<BR><b>Nadezhda Ostapchuk (BLR) </b> - campeã mundial indoor, europeia e da Liga de Diamante no arremesso de peso<BR><b>Olga Rypakova (CAZ) </b> - campeã mundial indoor do salto triplo e líder mundial da prova<BR><b>Blanka Vlasic (CRO) </b> - campeã mundial indoor, europeia e da Liga de Diamante no salto em altura e líder mundial da prova<BR><b>Anita Wlodarczyk (POL) </b> - nova recordista mundial do lançamento do martelo - Agência Luz/ BM&FBovespa/Divulgação
<b>Fabiana Murer</b> tem a seu favor os títulos da Liga de Diamante (f) e do Mundial indoor. Veja as rivais:<br><br><b>Veronica Campbell Brown (JAM)</b> - campeã mundial indoor nos 60 m e líder mundial dos 100 m e dos 200 m<BR><b>Milcah Chemos Cheywa (QUE) </b> - campeã da Liga de Diamante e líder mundial dos 3.000 m com obstáculos<BR><b>Meseret Defar (ETI) </b> - campeã mundial indoor e líder mundial dos 5.000 m<BR><b>Jessica Ennis (GBR) </b> - campeã mundial indoor e campeã europeia de pentatlo e heptatlo<BR><b>Allyson Felix (EUA) </b> - campeã da Liga de Diamante nos 200 e 400 m, campeã mundial do revezamento<BR><b>Nadezhda Ostapchuk (BLR) </b> - campeã mundial indoor, europeia e da Liga de Diamante no arremesso de peso<BR><b>Olga Rypakova (CAZ) </b> - campeã mundial indoor do salto triplo e líder mundial da prova<BR><b>Blanka Vlasic (CRO) </b> - campeã mundial indoor, europeia e da Liga de Diamante no salto em altura e líder mundial da prova<BR><b>Anita Wlodarczyk (POL) </b> - nova recordista mundial do lançamento do martelo Imagem: Agência Luz/ BM&FBovespa/Divulgação

Do UOL Esporte

Em São Paulo*

19/10/2010 11h50

A temporada quase irretocável de Fabiana Murer foi reconhecida pela Iaaf (Associação Internacional das Federações de Atletismo). Nesta terça-feira, a organização anunciou os indicados ao prêmio de melhor atleta do ano, e a brasileira aparece na disputa.

Murer é uma das 10 candidatas ao prêmio feminino. A seu favor contam o título mundial indoor, a conquista da Liga de Diamante no salto com vara e o fato de ter subido ao pódio em todas as competições que disputou em 2010, além de ter a segunda melhor marca do ano na prova, 4,85 m, atrás apenas dos 4,89 m da norte-americana Jennifer Suhr.

A brasileira comemorou a indicação, mas avisou que ainda quer muito mais do que já conquistou na carreira. "É a primeira vez que sou indicada a esse prêmio. Acho que é muito por causa da temporada sem a Yelena [Isinbayeva, recordista mundial do salto com vara que se afastou das provas por quase um ano] e porque eu acabei sendo a campeã mundial. Acho que é um reconhecimento do trabalho, mas não estou satisfeita com apenas isso, quero mais, quero ganhar muito mais coisa", afirmou a saltadora ao UOL Esporte.

Das 10 candidatas, o público pode escolher três para uma seleção final. A eleição está aberta aos internautas no site da Iaaf e será válida até o dia 7 de novembro. O anúncio da grande vencedora, escolhida por um júri formado pela entidade, será no dia 21 de novembro, na cerimônia de gala tradicionalmente realizada em Mônaco.

A probabilidade de Fabiana Murer aparecer entre as três finalistas é muito grande. Sua chance de ser eleita a melhor da temporada, porém, é reduzida. Sua principal rival na disputa é a croata Blanka Vlasic, que ganhou 18 das 20 competições que disputou em 2010 e venceu as sete etapas da Liga de Diamante, além de sagrar-se campeã mundial indoor e campeã europeia.

Entre as outras candidatas aparecem a jamaicana Veronica Campbell Brown, líder dos rankings dos 100 e 200 m rasos, a etíope Meseret Defar, ícone das provas de fundo, e a norte-americana Allyson Felix, vencedora da Liga de Diamante nas provas de 200 e 400 m.

Entre os homens, a disputa parece se desenhar entre dois velocistas: o americano Tyson Gay, vencedor de sete de oito provas disputadas nos 100 m e responsável pela primeira derrota de Usain Bolt em dois anos, e o francês Christophe Lemaitre, três vezes medalhista de ouro no Campeonato Europeu e primeiro branco a correr a prova mais rápida do atletismo em menos de 10s (9s98).

Os outros concorrentes são: Christian Cantwell (EUA, arremesso de peso), Steven Hooker (AUS, salto com vara), Bernard Lagat (EUA, 3.000 e 5.000 m), David Oliver (EUA, 110 m com barreiras),  David Rudisha (QUE, 800 m), Zersenay Tadeses (ERI, meia-maratona e 20 km), Teddy Tamgho (FRA, salto triplo) e Andreas Thorkildsen (NOR, lançamento do dardo).

ATLETISMO GANHA CT VERDE EM SÃO CAETANO, POR R$ 15 MILHÕES

Nesta terça, a equipe BM&F de atletismo assinou convênio para transformação do centro esportivo São José, em São Caetano, em uma instalação esportiva de ponta e ecologicamente correta, com investimento de R$ 15 milhões. O diferente do local é a preocupação com o meio-ambiente. Com a sustentabilidade na moda, a reforma fará do local o mais verde possível. Parte da água usada virá do reaproveitamento das chuvas, a pista do novo ginásio será feita com material reciclável, janelas e aberturas de ventilação do prédio foram maximizadas para diminuir o uso de ar condicionado e luz elétrica, os materiais do ginásio serão reutilizados nas novas instalações e as árvores retiradas para as obras serão replantadas, em um projeto de paisagismo que usa mais grama do que concreto nas áreas externas.Bruno Doro/UOL
Maquete do CT de atletismo em São Caetano

*Atualizada às 12h48