Topo

Iaaf define finalistas, e Tyson Gay é favorito ao bi no prêmio de melhor do ano

Campeão em 2007, Tyson Gay é favorito ao título de melhor atleta do ano também em 2010 - Reuters
Campeão em 2007, Tyson Gay é favorito ao título de melhor atleta do ano também em 2010 Imagem: Reuters

Do UOL Esporte

Em São Paulo

09/11/2010 12h31

A Iaaf (Associação Internacional das Federações de Atletismo) anunciou nesta terça-feira os cinco homens finalistas ao prêmio de melhor atleta do ano pela entidade. A lista é encabeçada pelo velocista norte-americano Tyson Gay, que venceu sete das oito provas que disputou em 2010 e ainda impôs ao jamaicano Usain Bolt sua primeira derrota em quase dois anos. Gay já conquistou o prêmio da Iaaf em 2007 e é o favorito nesta temporada.

Outro forte concorrente ao título é o queniano David Rudisha, que quebrou duas vezes em uma mesma semana o recorde mundial dos 800 m rasos e passou invicto pela temporada.

A lista fica completa com David Oliver (EUA, 110 m com barreiras), Zersenay Tadeses (ERI, meia-maratona e 20 km) e Andreas Thorkildsen (NOR, lançamento do dardo).

A maior surpresa do rol ficou por conta da ausência do francês Christophe Lemaitre, três vezes medalhista de ouro no Campeonato Europeu e primeiro branco a correr a prova mais rápida do atletismo em menos de 10s (9s98).

A lista dos cinco finalistas foi definida a partir da soma dos votos populares e dos votos da Família Iaaf, comissão composta por 1786 membros entre conselheiros da entidade, membros de federações internacionais, dirigentes, atletas, treinadores e jornalistas selecionados pela própria Iaaf.

Os nomes das cinco finalistas do prêmio feminino serão divulgados nesta quarta-feira. A brasileira Fabiana Murer está na disputa após ter feito grande temporada no salto com vara com títulos no Mundial indoor e na Liga de Diamante.

Os troféus de melhor atleta serão entregues no dia 21 de novembro em Monte Carlo, Mônaco, durante o anual evento Gala da Iaaf.