Topo

Prestes a ser pai, Marílson não vislumbra ter filho atleta: 'vida é sofrida'

O casal Juliana e Marílson Gomes dos Santos terá o primeiro filho pouco depois da São Silvestre 2010 - Agência Luz/Divulgação
O casal Juliana e Marílson Gomes dos Santos terá o primeiro filho pouco depois da São Silvestre 2010 Imagem: Agência Luz/Divulgação

Maurício Dehò

Em São Paulo

23/12/2010 15h28

Marílson Gomes dos Santos terá torcida em dobro em sua casa nesta edição da São Silvestre, em que tentará o tricampeonato da prova, após triunfos em 2003 e 2005. Isso porque sua mulher, a também atleta Juliana, está esperando o primeiro filho do casal. Mas apesar das vitórias dos pais no esporte, o corredor não vislumbra essa vida para seu descendente.

“Nossa vida é sofrida demais”, explicou Marílson, entre sorrisos, sobre a rotina de treinos e a cobrança que os atletas sofrem por resultados. “Sempre existe pressão. Em toda prova que corro sou colocado entre os que podem vencer, mas você tem de saber lidar com isso.”

O filho de Marílson está para chegar. Segundo Juliana, a gravidez já é de oito meses e até nome o rebento tem: Miguel.

Sobre as chances de seguir os passos dos pais pelo que vai acompanhar desde criança, Juliana não pretende fazer pressão para que o filho seja um atleta. “Se ele gostar vamos apoiar, é claro, mas nunca queremos que haja cobrança”, explicou ela, campeã pan-americano no Rio-2007, nos 1.500 m.

A gravidez tirou por um momento Juliana das competições, mas ela vislumbra um retorno breve após o nascimento.

“Eu competi até junho, quando conquistei o recorde brasileiro dos 1.500 m no Campeonato Ibero-americano, na Espanha, com 4min07s30, uma marca que vinha de 1988”, disse ela, comemorando a boa fase. “Depois voltei e fiquei umas duas semanas parada, que foi quando descobri. Não foi planejado, mas era algo que já queríamos.”

O grande objetivo de Juliana – meta também de Marílson – é estar de volta à antiga forma para a temporada de 2012, quando acontece a disputa dos Jogos Olímpicos de Londres.