Topo

Fabiana Murer evolui em 'detalhes', importa varas novas e quer 5m em 2011

Roberta Nomura

Em São Paulo

21/01/2011 07h07

Fabiana Murer está a 15 centímetros de uma marca pessoal: atingir os 5m. A ideia é que a saltadora com vara alcance o feito – que somente a russa Yelena Isinbayeva conseguiu – ainda nesta temporada. Para isso, a atleta brasileira trabalha ‘detalhes’ técnicos e aposta em varas maiores importadas dos Estados Unidos para melhorar a marca de 4,85m obtida em 2010.

FABIANA REVÊ ISINBAYEVA EM FEVEREIRO

  • Agência Luz/ BM&F Bovespa/Divulgação

    Fabiana Murer, a melhor atleta do salto com vara em 2010, já sabe quando vai encontrar Yelena Isinbayeva, a melhor da história. As duas vão disputar um torneio não-oficial na Ucrânia no dia 12 de fevereiro. "É um lugar em que ela gosta muito de competir, sempre bate recorde mundial por lá. Mas eu também gosto. Em 2009 quebrei o recorde sul-americano. Acho que dá para repetir", disse a brasileira.

Os números dos últimos quatro anos comprovam constante evolução de Fabiana Murer. Em 2007, a melhor marca da campineira foi o 4,65m. No ano seguinte, evoluiu justamente os 15 centímetros que a separam do objetivo pessoal e saltou 4,80m. Em 2009, chegou a 4,82m. A coroada temporada de 2010 teve também os 4,85m, atual recorde sul-americano.

Tudo isso é reflexo de uma evolução técnica, segundo seu treinador Élson Miranda. Fabiana Murer aumentou o número de passadas antes do salto de 16 para 18 e aproxima cada vez mais a pegada na ponta da vara. Em ascensão após ser campeã mundial indoor e da Liga Diamante, a atleta de 29 anos importou equipamentos maiores dos Estados Unidos para pontecializar o salto na vertical.

“Minha técnica está melhorando. Estou conseguindo aproveitar melhor esta velocidade que eu ganhei com as 18 passadas. Acho que no ano passado eu ainda não consegui aproveitar essa corrida, e hoje me sinto mais à vontade”, explicou Fabiana Murer, que ainda não utilizou as varas novas.

Em 2010, ela estava saltando com equipamento de 4,55 m. A intenção é iniciar a utilização da vara de 4,65m nesta temporada. “Se ela conseguir segurar a 4,60m na vara de 4,65m, ela chega nos 5m. Se não conseguir, é porque a técnica dela piorou”, afirmou o técnico Élson Miranda.

O treinador da melhor atleta brasileira de 2010 deu uma verdadeira aula aos jornalistas presentes na apresentação da equipe da BM&F Bovespa para a temporada 2011. Paciente, ele tentou explicar como os ‘detalhes’ técnicos faziam diferença no salto final. “Cada centímetro que ela aumenta na pegada dá um resultado incrível no salto”, explicou.

O objetivo de chegar aos 5m é repetido publicamente em quase todos os eventos que Fabiana vai. Mas ela evita dar uma data para atingir a meta. “É difícil falar em prazo. Este ano eu quero saltar 5m. Mas depende muito dos torneios que vou pegar. Tem que dar tudo certo, com clima, vento a favor e meu preparo, para eu saltar bem. É possível buscar os 5m este ano”.

Somente a melhor saltadora com vara da história conseguiu superar os 5m até hoje. Yelena Isinbayeva obteve o recorde mundial de 5,06m em 2009. A norte-americana Jennifer Suhr ostenta 4,92m. A brasileira Fabiana Murer aparece com a terceira melhor marca com seus 4,85m.

Independente de números, Fabiana Murer já definiu sua prioridade em 2011: Mundial de Daegu, na Coreia do Sul. E a atleta paulista dividiu a temporada em três fases: indoor, outdoor e para o Pan-Americano. As competições começam para ela no próximo dia 28 com o tradicional Millrose Games, no Madison Square Garden, em Nova York. Na sequência, vai a Europa para mais quatro torneios em pista fechada.