Topo

Fabiana Murer abre ano com expectativa elevada e à espera de Isinbayeva

Fabiana Murer salta nesta sexta-feira em Nova York e depois parte para a Europa - Silvia Izquierdo/AP Photo
Fabiana Murer salta nesta sexta-feira em Nova York e depois parte para a Europa Imagem: Silvia Izquierdo/AP Photo

Do UOL Esporte

Em São Paulo

27/01/2011 13h40

Fabiana Murer vem de um ano de destaque em 2010, quando foi campeã mundial indoor, e abre nesta sexta-feira uma temporada com expectativas ainda mais elevadas. O momento mais importante neste início será em fevereiro, quando reencontra Yelena Isinbayeva, multirrecordista do salto com vara.

MURER MANTÉM MUDANÇA NO NÚMERO DE PASSADAS

  • Divulgação

    Para esta temporada, Fabiana Murer seguirá apostando em uma mudança feita em 2010 no seu salto. Em vez de 16 passadas, ela passou a dar 18 antes de realizar o movimento. "Acho que estou cada vez mais adaptada a essa nova corrida, que, realmente, pode me levar a um salto mais alto", afirmou a vencedora da Liga de Diamante de 2010.

    A preocupação é pelo fato de a competição indoor ser realizada em um tablado."Eles estavam montando tudo, não dá tempo de treinar na pista, mas o fato de ela já ter saltado aqui ajuda. A expectativa é de que acerte a marca da corrida e se sinta bem competindo no tablado", explicou o técnico Elson Miranda.

Antes disso, ela encara nesta sexta a 104ª edição do Millrose Games, no Madison Square Garden, em Nova York, em que terá grandes chances de conquistar mais uma medalha de ouro. A vencedora do Prêmio Brasil Olímpico de 2010 parte para a Europa em seguida.

"Competi nessa prova em 2007, no aniversário de 100 anos do Millrose Games, e ela é muito charmosa", disse Murer, que chegou a antecipar sua estreia, que seria só em 5 de fevereiro, na Alemanha.

"Não sei se nessa prova, que é a primeira do ano para, vou conseguir melhorar minha marca indoor, de 4,82 m, que é o recorde sul-americano em pista coberta. Gostaria disso. Acredito que posso bater minha marca”, afirmou a atleta, sobre a prova em ginásio fechado.

Fabiana terá como principal adversária a norte-americana Jennifer Suhr, cujas melhores marcas são 4,83 m em pista coberta e 4,92 m ao ar livre – a melhor marca da brasileira em provas outdoor é de 4,85 m. Suhr liderou o ranking de 2010, com um salto de 4,89 m, e Fabiana comemorou ter competição de alto nível, para forçar bons desempenhos logo no início do ano.

Mas o objetivo principal é ter uma boa apresentação contra Isinbayeva no dia 12 de fevereiro, em Donetsk, Ucrânia. O Pole Vault Stars, organizado pelo lendário Serguei Bubka, é um torneio apenas para atletas do salto com vara e será um dos primeiros no retorno da russa às pistas de atletismo, após se afastar por quase um ano, para recarregar as baterias. Isinbayeva retorna em 6 de fevereiro, em Moscou.

"Pelo que o Vitaly (Petrov, técnico da russa e consultor de Murer) falou, ela está bem e podemos esperar bons resultados na temporada. Continuo achando que é bom ter a Yelena no circuito porque eleva o nível da prova", elogiou a brasileira, amiga da oponente.