Topo

Isinbayeva retorna às competições na Rússia com vitória e melhor marca do ano

Yelena Isinbayeva se prepara para salto durante meeting de Moscou que marcou o seu retorno - Alexander Natruskin/Reuters
Yelena Isinbayeva se prepara para salto durante meeting de Moscou que marcou o seu retorno Imagem: Alexander Natruskin/Reuters

Das agências internacionais

Em Moscou (Rússia)

06/02/2011 13h49

A saltadora Yelena Isinbayeva conseguiu uma vitória e cravou a melhor marca da temporada em seu retorno às competições diante dos seus fãs em um meeting em Moscou, após ficar 11 meses longe dos holofotes. A recordista mundial do salto com vara, que anunciou sua saída do esporte depois de terminar em quarto no Mundial Indoor de Doha, em março, atingiu a marca de 4,81 metros para bater a polonesa Anna Rogowska, campeã mundial em 2009, e sua compatriota e rival Svetalana Feofánova - ambas saltaram 4,56.

Feofanova ficou com a prata por ter cometido menos falhas do que a rival nas alturas menores. Isinbayeva tentou pular com o sarrafo em 4,91 m - 15 centímetros abaixo do recorde mundial que ela alcançou em Zurique, em 2009 - mas não se deu bem em nenhuma das suas três tentativas.

Desde 2003 Isinbayeva não encerrava um ano sem a melhor marca da temporada, como aconteceu em 2010. Com a ausências das competições desde o mês de março, ela deu espaço para rivais mostrarem o talento, como a norte-americana Jennifer Suhr, que acabou conseguindo a melhor marca de 2010, com 4,92 m. A marca ainda é muito longe dos melhores saltos da russa.

Quem também aproveitou a má fase da musa foi Fabiana Murer, que ficou com o título do Mundial indoor e também o da Liga de Diamante.

Yelena Isinbayeva estava acostumada à vida célebre no esporte, fruto do talento acima da média e  da beleza, fatores que chamaram atenção para o salto com vara. Mas nem mesmo ela resistiu à pressão que isso causa. Durante a pausa, a russa chegou a dizer que pela primeira vez viveu uma vida "normal". Mas não gostou.