Topo

No cargo há 24 anos, Gesta tenta antecipar eleição e cria polêmica

Do UOL Esporte

Em São Paulo

21/02/2011 11h53

Mais longevo presidente de Confederação do país, Roberto Gesta de Melo criou nova polêmica ao mostrar a intenção de mudar regra de eleição na entidade que dirige. O cartola da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), no cargo há 24 anos, quer antecipar o pleito.

De acordo com a Folha de S.Paulo, Gesta quer antecipar a eleição de 2013 para 2012, mas o novo presidente só assumiria em 2013, tempo em que o dirigente acompanharia a delegação de atletismo nos Jogos Olímpicos de Londres.

Gesta afirmou em setembro que não concorrerá às eleições. A medida de antecipar o pleito gerou controvérsia pelo fato de uma votação antes dos Jogos Olímpicos não levar em conta o sucesso ou fracasso do atletismo brasileiro em Londres e também servir como salvo conduto para um fracasso.

“Se o Brasil for mal, ele vai dizer: ‘Estou de saída, o próximo presidente da CBAt que deve responder o que será do atletismo daqui para frente’”, alegou Carlos Alberto Lanceta, líder da oposição e presidente da Federação de Atletismo do Rio de Janeiro.

“Se formos bem em Londres, Gesta poderá dizer: ‘Está vendo o que eu fiz?’”, completou o dirigente.

Gesta defendeu a mudança no regulamento. “Em um ano, o presidente eleito e a nova diretoria teriam tempo suficiente para conhecer o funcionamento da confederação. Esse é o lado positivo”, alegou ele.