Topo

Maurren foca Pan e 'quebra a cabeça' para montar calendário até Londres-12

Maurren Maggi voltou às competições em São Paulo e venceu com marca de 6,32 m - Ricardo Nogueira/Folhapress
Maurren Maggi voltou às competições em São Paulo e venceu com marca de 6,32 m Imagem: Ricardo Nogueira/Folhapress

Maurício Dehò

Em São Paulo

23/02/2011 13h40

A brasileira Maurren Maggi fez uma escolha pessoal para esta temporada e coloca o Pan-Americano de Guadalajara acima do Mundial em importância. Tudo por defender o título do Pan do Rio, em 2007, na tentativa de seu terceiro título na competição. No entanto, a data do evento tem dado trabalho a ela e ao técnico Nélio Moura, para montar a agenda de competições em 2010.

“É um quebra-cabeças que temos de montar”, definiu Nélio. “O Pan é muito tarde nesta temporada, em outubro, e a preparação ficaria atrasada para 2012. Teríamos de começar na época do Pan. Mas será um evento importante para se priorizar. Fora as russas, todas as melhores saltadoras estarão na competição.”

Nesta quarta-feira, no Centro Olímpico do Ibirapuera, em São Paulo, Maurren voltou após seis meses de lesão e venceu prova tendo como melhor marca 6,32 m. Foi só o primeiro passo no ano, que será comprido.

“Estou em preparação para o Pan. O foco é ele, porque será uma competição muito forte e pelo fato de tentar o tri. Foi uma decisão pessoal em relação ao Mundial”, afirmou Maurren. Para Nélio, a solução é simples: “Acho que dá pra saltar bem nas duas.”

A campeã olímpica resolveu não competir neste início de temporada na Europa, em uma série de eventos indoor, e planeja para maio seus próximos compromissos de peso.

Uma das provas que pode marcar o retorno internacional de Maurren é a etapa de Doha da Liga de Diamante. Mas, pela distância, é possível que ela opte por ir a uma competição menor em Guadalupe, no Caribe.

Depois disso, os planos são de voltar ao Brasil para provas nacionais, como o Troféu Brasil, em maio. O Sul-Americano de atletismo, em Buenos Aires é outro compromisso até a chegada ao Mundial de Daegu, na Coreia do Sul, no fim de agosto.

Uma nova pausa será feita para treinos e o foco ficará exclusivamente para o Pan de Guadalajara, no México, ponto alto do ano para Maurren. Resta saber como ficará o calendário a partir daí, já pensando na preparação para tentar o bicampeonato olímpico em Londres.

Para depois dos Jogos Olímpicos, Maurren preferiu não falar sobre aposentadoria ou continuação no atletismo. Se apostasse no Rio-2016, chegaria ao evento batendo nos 40 anos. "É difícil responder a essa pergunta. Vou deixar passar", brincou.