Topo

Convidado a ser consultor, ex-técnico de Isinbayeva pode focar Brasil após 2012

Fabiana Murer trabalha em clínica com o ucraniano Vitaly Petrov, nesta quarta-feira - Agência Luz/ BM&FBOVESPA/Divulgação
Fabiana Murer trabalha em clínica com o ucraniano Vitaly Petrov, nesta quarta-feira Imagem: Agência Luz/ BM&FBOVESPA/Divulgação

Do UOL Esporte

Em São Paulo

23/03/2011 16h15

O ucraniano Vitaly Petrov, ex-técnico da multirrecordista do salto com vara Yelena Isinbayeva, deu mostras de que pode realmente se aproximar ainda mais do Brasil, trabalhando mais especificamente com o país num futuro próximo. Ele estima que após os Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, pode se dedicar mais a Fabiana Murer e seus colegas da prova.

MURER ANALISA MELHORA COM VITALY PETROV

Não sou nem muito forte nem veloz, mas ele soube aproveitar minha coordenação e técnica. Ficando mais tempo com os brasileiros, teremos mais tranquilidade. A prioridade dele deixou de ser o trabalho com a Yelena

FABIANA MURER, na clínica desta 4ª

O convite aconteceu nesta quarta-feira, em nova passagem do especialista pelo Brasil. Elson Miranda, técnico da seleção, foi o porta-voz do convite feito pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e Comitê Olímpico Brasileiro (COB), para que o ucraniano supervisione o salto do país até 2016. Petrov vai analisar a proposta.

Atualmente, ele é diretor do Centro de Treinamento de Fórmia, na Itália, local de desenvolvimento do salto com vara da IAAF, a federação internacional de atletismo. Mas, após os Jogos de Londres, há chances de que ele possa trabalhar mais proximamente com os brasileiros para as Olimpíadas do Rio, em 2016.

"Agora eu tenho mais tempo, estou mais livre sem a Yelena. Tenho o pensamento de desenvolver o salto com vara no mundo", afirmou ele, em mais uma clínina no Brasil. Nesta segunda-feira, ele foi a São Caetano do Sul (SP), onde trabalhou em um intercâmbio com atletas da seleção brasileira, como Murer e Fábio Gomes da Silva, ambos recordistas sul-americanos do salto com vara.

O técnico de Murer, Elson Miranda, comentou a importância de Petrov para o desenvolvimento do Brasil na prova.

"Tudo o que foi feito no Brasil teve a mão dele. Credito a evolução do salto com vara a esse intercâmbio. Ele vinha uma vez ao Brasil, na outra íamos para Fórmia, na Itália, onde ele fica, e assim foi indo”, afirmou ele.

“Em 2005, ele começou a trabalhar com a Isinbayeva. Nosso intercâmbio teve sequência, mas é lógico que o foco principal dele estava na Yelena. Agora, a CBAt e o COB podem amarrar com o Vitaly para que ele fique mais focado no Brasil. Estamos conversando sobre a forma de fazer isso até 2016”, completou Elson.

Além de Isinbayeva, Vitaly Petrov ficou conhecido pelo trabalho com Sergei Bubka, recordista mundial do salto com vara desde 1994, com 6,14 m.