Topo

Carl Lewis tem candidatura ao Senado cancelada nos EUA; partido vai recorrer

Lewis anunciou candidatura pelos Democratas ao Senado de New Jersey há 15 dias - Peter Foley/EFE
Lewis anunciou candidatura pelos Democratas ao Senado de New Jersey há 15 dias Imagem: Peter Foley/EFE

Das agências internacionais

Em Trenton (Estados Unidos)

26/04/2011 19h50

Com apenas 15 dias após ter anunciado sua candidatura ao senado de Nova Jersey, o ex-atleta Carl Lewis soube nesta terça-feira que não poderá concorrer ao cargo com a alegação de  não cumprir com a exigência de residir por pelo menos quatro anos no estado pelo qual disputaria a eleição.

Dono de nove medalhas olímpicas de ouro, Carl Lewis era a aposta do partido Democrata para vencer a disputa pelo cargo que atualmente é ocupado por Dawn Addiego, que é do partido Republicano. Os democratas prometem disputar na Justiça para invalidar a decisão.

“Encontrei documentos que não correspondiam à ordem constitucional em que deveria ser residente de Nova Jersey por pelo menos quatro anos antes da data da eleição para o cargo que ele disputa”, afirmou a secretária de estado Kim Guadagno.

A decisão de Guadagno, que é republicana, ainda pode receber apelo do partido Democrata para tentar manter Carl Lewis, de 49 anos, na disputa pelo Senado. O advogado de Lewis promete que vai apelar da decisão.

A alegação dos democratas é de que Lewis adquiriu residência em Nova Jersey em 2005 e trabalhou como voluntário na função de técnico de uma escola pública em Willingboro em 2007, além de usar a licença para dirigir de 2006 que foi validada no estado. Para o advogado, a alegação dos quatro anos de residência é inconstitucional e Guadagno violou os direitos civis do ex-atleta.

“A decisão de hoje é infeliz, mas não inesperada. Está claro que essa administração vai fazer tudo para manter Carl Lewis fora da disputa. Nós não vamos deixar isso acontecer. Carl Lewis é residente legal de Nova Jersey e é inconstitucional declarar o contrário”, afirma o advogado Bill Tambuss, em defesa de Lewis.

Já o advogado dos republicanos, Mark Sheridan, afirma que a decisão foi correta e está confiante de que haverá a confirmação da saída de Carl Lewis da disputa ao Senado de Nova Jersey, um dos mais importantes dos Estados Unidos.