Topo

Cinco atletas brasileiros já atingiram índice para o Pan nas modalidades de lançamento

Do UOL Esporte

Em São Paulo

23/05/2011 17h02

Cinco atletas do Clube de Atletismo BM&FBOVESPA já atingiram índices que os credenciam para os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, no México, que acontecem em outubro deste ano. Eles disputarão as provas de lançamento nas modalidades disco, martelo e dardo.

Estão classificados no lançamento de disco Ronald Julião, Fernanda Raquel Borges e Elisângela Adriano. Wagner Domingos, o Montanha, atingiu índice no lançamento do martelo e Júlio César de Oliveira no lançamento do dardo. A a meta dos cinco atletas agora é a obtenção do índice para o Mundial de Daegu, na Coreia do Sul, de 27 de agosto a 4 de setembro.

Oliveira, de 25 anos, foi o último do grupo a conseguir a marca, ao lançar 77,70 m em torneio da Federação Paulista de Atletismo, superando o índice para o Pan que é de 77,30 m. Ele foi o primeiro brasileiro a lançar o dardo acima dos 80 metros, em 2009, e é o recordista brasileiro, com a marca de 80,05 m.

Montanha conseguiu sua classificação no VI Campeonato FPA de Lançamentos e Arremesso, na pista de São Caetano do Sul, no dia 14 de maio, ao lançar o martelo a 71,60 m. A marca exigida pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) para a modalidade é de 71,42 m. O atleta de 28 anos retornou no começo de maio de um período de treinos na Eslovênia com o técnico Vladimir Kevo, que orientou o campeão olímpico e mundial Primoz Kozmus.

Ronald Julião já quebrou quatro vezes o recorde brasileiro de lançamento de disco, com 63,09m como sua melhor marca. Antes disso, o recorde durava 20 anos sem ser atingido. Julião tenta agora sua classificação para a Coréia.

Entre as mulheres, Fernanda Borges (60,45 m) e Elisângela Adriano (58,56 m) alcançaram o índice para o Pan-Americano no disco e também seguem em busca das marcas para ir ao Mundial de Daegu.

O índice exigido pela Confederação Brasileira de Atletismo para todas as provas e a formação da seleção brasileira que irá ao México é o equivalente à sexta marca do ranking pan-americano de 2010. Além dos atletas da categoria principal, Esthefania Ribeiro da Costa, no disco, e Mariana Grasielly, no martelo, têm índice para o Pan-Americano Juvenil de Miramar, de 22 a 24 de julho.