Topo

COB aplica treino BBB em Fabiana Murer até a Olimpíada de Londres-2012

Há cerca de um mês, Fabiana Murer recebe auxílio do COB com filmagens durante os treinamentos - Agência Luz/ BM&F Bovespa/Divulgação
Há cerca de um mês, Fabiana Murer recebe auxílio do COB com filmagens durante os treinamentos Imagem: Agência Luz/ BM&F Bovespa/Divulgação

Roberta Nomura

Em São Paulo

24/05/2011 07h07

Fabiana Murer terminou 2010 como a melhor atleta brasileira e figurou na lista das dez melhores da temporada em premiação da Iaaf (Associação Internacional das Federações de Atletismo). Agora, colhe os frutos do sucesso. Há cerca de um mês passou a ter acompanhamento do COB (Comitê Olímpico Brasileiro) em seus treinamentos. Em uma espécie de BBB, a saltadora com vara é filmada em toda a prática de dois ângulos diferentes, em auxílio que deve durar até a Olimpíada de Londres-2012.

“O COB está querendo ajudar, para não deixar toda a responsabilidade no técnico. Eles medem a velocidade na corrida, e filmam em dois ângulos diferentes. É importante para ter um parâmetro. Também estão querendo colocar colchão novo”, revelou Fabiana Murer, durante visita ao GP São Paulo de atletismo no último domingo.

A saltadora com vara não competiu na prova que marcou a reinauguração da pista de atletismo do Ibirapuera e abrirá sua temporada ao ar livre na próxima quinta-feira no GP Brasil, que será disputado no Rio de Janeiro. O evento, aliás, deve ser o único de Fabiana em solo nacional, já que ela deve abdicar do Troféu Brasil, marcado para agosto.

Uma equipe do COB se desloca do Rio de Janeiro para território paulista para acompanhar e filmar os treinos de Fabiana Murer. Segundo a atleta, a negociação para a parceira começou no fim do ano passado, mas foi concretizada somente há cerca de um mês. O auxílio deve permanecer até a Olimpíada de Londres, em julho de 2012.

“A tecnologia é boa para comparar um salto com o outro. Com a sobreposição, dá para ver direitinho o que está fazendo de diferente no salto e corrigir”, elogiou Fabiana Murer. Após a disputa no Rio de Janeiro, a saltadora com vara competirá em alguns GPs na Europa e participará de etapas da Liga Diamante. Ela ainda permanecerá na Itália para período de treino antes do Mundial da Coreia do Sul.