Topo

Bolt sofre, mas vence Powell por 0s02 em retorno às pistas após nove meses

Usain Bolt (d) se esforça para passar Asafa Powell (e) e vencer a etapa de Roma - REUTERS/Giampiero Sposito
Usain Bolt (d) se esforça para passar Asafa Powell (e) e vencer a etapa de Roma Imagem: REUTERS/Giampiero Sposito

Do UOL Esporte

Em São Paulo

26/05/2011 16h50

O jamaicano Usain Bolt conseguiu cumprir o esperado e voltou ao atletismo após nove meses com vitória. Mas o triunfo foi apertado. Contra o compatriota e arquirrival Asafa Powell, o recordista mundial teve de ultrapassar o oponente nos últimos metros para conquistar o ouro nos 100 m rasos, pela etapa de Roma da Liga de Diamante, triunfando com uma vantagem de apenas dois centésimos.

Bem-humorado e gesticulando para a torcida antes da prova, Bolt fechou a distância com o tempo de 9s91, bem mais lento que a sua melhor marca do mundo, que é de 9s58. Ele também não conseguiu bater os 9s89 de jamaicano Steve Mullings, melhor da temporada com o tempo conquistado no último domingo.

Durante a prova, Bolt mostrou que ainda não conseguiu melhorar sua criticada largada. Powell dominou até os metros finais, quando o recordista mundial conseguiu disparar e vencer por apenas 0s02 - Powell fez 9s93. A medalha de bronze foi para o francês Christophe Lemaitre, que cravou 10s00.

O desempenho abaixo do seu comum irritou o velocista. “Eu estava nervoso com minha primeira corrida da temporada, e acho que não fui bem, os nervos me atrapalharam. Na verdade, foi uma prova totalmente ruim e estou feliz de ter conseguido vencer”, disse o recordista.

Usain Bolt estava afastado das pistas desde agosto de 2010, quando teve sua primeira derrota em um período de dois anos. O recordista mundial, na ocasião, foi batido por Tyson Gay em Estocolmo, também em etapa da Liga de Diamante. O americano completou a prova em 9s84, contra 9s97 de Bolt.

Bolt vinha dominando as provas mais velozes do atletismo, com os recordes dos 100 m e dos 200 m rasos. Campeão em ambas as distâncias nos Jogos Olímpicos de Pequim-2008 e no Mundial de Berlim-2009, ele tenta manter o reinado com a disputa do Mundial deste ano e das Olimpíadas de Londres, em 2012.