Topo

Marílson escolhe Maratona de Chicago como caminho para Londres 2012

Do UOL Esporte

Em São Paulo

29/06/2011 16h19

O fundista brasileiro Marílson Gomes dos Santos divulgou nesta quarta-feira qual prova elegeu para disputar no segundo semestre, tendo em vista sua classificação para os Jogos Olímpicos de 2012, disputados em Londres. A opção foi pela Maratona de Chicago, que terá seus 42km 195m disputados no dia 9 de outubro.

Como a obtenção de índices para a maratona nas Olímpiadas começa em setembro, a opção por Chicago pareceu a mais adequada a Marílson. No entanto, o atleta deve que desistir de participar da Maratona de Nova York, prova da qual é bicampeão, já que depois de Chicago Marílson compete nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, também em outubro.

Tricampeão da São Silvestre, o atleta aponta a preferência por Chicago por conta de ser uma prova forte, que permite a obtenção de bons índices. "Meu objetivo é fazer o índice para Londres e assegurar presença na seleção brasileira olímpica”, afirmou em entrevista ao site de seu clube de atletismo, o BM&FBOVESPA, complementando: “Eu não queria deixar essa tentativa para o ano que vem, prefiro não arriscar. Gostaria de garantir vaga em Londres já. Se eu estiver correndo bem, me sentindo bem, se perceber que tenho condições de melhorar minha marca e buscar o pódio, não vou deixar passar”.

De fato, o atleta passa por uma boa fase. Na Maratona de Londres, disputada em abril, conseguiu o melhor tempo de sua carreira: 2h06min34. Baixou assim em mais de dois minutos seu recorde pessoal, que era de 2h08min37, obtido em 2007, também na corrida inglesa.

Para a Olimpíada, serão convocados os três primeiros colocados do ranking brasileiros até maio de 2012. Marílson já conquistou quatro medalhas nos últimos dois Pan-Americanos - duas de prata nos 10.000 m e duas de bronze nos 5.000 m. O fundista conseguiu índice para a competição no Desafio Internacional Olímpico, em maio, quando correu os 10.000 m em 28min09s24.